"As pessoas sairão mais tecnológicas deste período"

Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil (Créditos: Marçal Neto)

Com o isolamento social, causado pela Covid-19, a Samsung vem observando que as pessoas encontraram no smartphone novas formas de se comunicar com o mundo exterior. A marca já considera que esta nova realidade terá reflexos no comportamento dos usuários e nas diretrizes da indústria, que vão poder entregar recursos mais assertivos aos anseios e desejos dos consumidores. Nesta entrevista, Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, fala sobre os principais impactos que a companhia sentiu, como a pandemia está afetando o negócio e o que mudou na relação com as agências de publicidade. Além disso, a executiva comenta sobre as ações realizadas nas plataformas digitais e como a empresa pretende realizar seus próximos lançamentos, a nova linha Galaxy A e o Galaxy Tab S6 Lite.

Como a Samsung observa o mercado neste período de isolamento social?

Temos observado um movimento mais acelerado de consolidação do smartphone como eixo central desta nova rotina, baseada prioritariamente na casa das pessoas, que integra momentos profissionais, escolares ou de estudos aos de entretenimento e cuidados com a saúde e o bem-estar. O smartphone e outros dispositivos, como smartwatches e tablets, passaram a representar, para boa parte da sociedade brasileira, os principais meios de realização de diversas atividades como assistir a um filme ou série, conversar com familiares, amigos ou colegas de trabalho por ligações de vídeo, praticar exercícios físicos ou se distrair com a variedade cada vez maior de games. A Samsung considera que esta nova realidade terá reflexos nas duas pontas, no comportamento do consumidor, que passará a buscar, cada vez mais, smart- phones diretamente conectados às suas diferentes necessidades diárias, como a integração entre produtividade, lazer e criatividade; e nas diretrizes da indústria, cujo principal objetivo será identificar, de maneira ainda mais assertiva, como determinado conjunto de recursos pode ser útil na rotina dos consumidores.

Quais foram os principais impactos que a companhia sentiu e como a pandemia está afetando o negócio? As fábricas estão fechadas?

Por termos uma operação consolidada no Brasil, pudemos adequar nossa estratégia local para este novo cenário, realizando alguns ajustes na operação, como o fortalecimento do nosso canal de comércio eletrônico, em que investimos há anos. Entre as ações, houve reforço dos estoques e da logística de entrega dos produtos, além do escalonamento dos servidores, para conseguirmos atender ao aumento no número de acessos à nossa plataforma. Recentemente, também firmamos um acordo com o Rappi para a realização de pedidos em lojas da Samsung que estejam a até sete quilômetros de distância da localização do usuário, e neste momento fazem parte da parceria oito shoppings de Rio de Janeiro e São Paulo fechados para o acesso aos consumidores. Sobre as fábricas, seguimos as orientações e especificações das autoridades de saúde. Para evitar aglomerações e proteger nossos colaboradores, tomamos uma série de medidas preventivas, como a medição de temperatura e o cumprimento da distância mínima recomendada entre os funcionários em todas as áreas da empresa. A Samsung segue monitorando continuamente a situação e continua comprometida com o bem-estar de todos.

Um pouco antes do isolamento social, a Samsung apresentou ao mercado os novos integrantes da família Galaxy S20. Como a marca reformulou as estratégias de comunicação?

Já há alguns anos as plataformas online são um dos pilares das nossas estratégias de comunicação, e o período atual reforça as redes sociais como principal ponto de contato, tanto para relacionamentos interpessoais quanto para a relação entre marcas e consumidores. O impressionante engajamento gerado pelo BBB 20 nos levou a participar pela primeira vez do reality show. Com isso, promovemos duas ações na reta final do programa, focadas no Galaxy S20, uma festa temática e a entrega de um Galaxy S20 Ultra e um fone de ouvido Galaxy Buds+ aos cinco finalistas. A reação e o engajamento do público foram extremamente positivos, tanto que permanecemos por seis horas seguidas nos Trending Topics do Twitter, com a hashtag SamsungNoBBB. A iniciativa nos permitiu fortalecer a comunicação com o público jovem, com o qual temos trabalhado de forma consistente, além de cumprir nossos principais objetivos, geração de awareness e fortalecimento do posicionamento da Samsung como marca inovadora e premium.

O lançamento de novos smartphones teve de ser remanejado?

Nossa principal prioridade no momento é garantir a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores, parceiros e consumidores. Esta máxima diz respeito a todas as atividades da Samsung. O que nós fizemos agora foi adaptar os nossos lançamentos ao atual cenário. Com isso, já temos duas ações programadas para apresentar a nova linha Galaxy A e o Galaxy Tab S6 Lite para os jornalistas, influenciadores e consumidores através de vídeos e lives. A linha Galaxy A é extremamente relevante para a Samsung, a de maior volume, e o Galaxy A51 foi o smartphone mais vendido no mundo nos últimos tempos. Então, queremos reforçar tudo isso e trazer novidades para os nossos consumidores.

A empresa trabalha com diversas agências de publicidade. Algum processo mudou nessa relação agora?

Apesar da suspensão das reuniões presenciais, continuamos em contato permanente com as agências de publicidade e comunicação, discutindo todas as estratégias remotamente por videoconferência, e-mails e trocas de mensagem, para que nossa comunicação em todos os canais e pontos de contato convirja para um sentido único, ações planejadas para os diferentes públicos e linguagens adaptadas às diversas plataformas em que atuamos.

Como a Samsung vem se posicionando neste período e como manter a marca atrativa?

A Samsung tem em sua essência sempre colocar as pessoas no centro das decisões, buscando criar soluções integradas à rotina e que facilitem as diversas atividades do cotidiano. Neste momento, em especial, reforçamos essa necessidade. É hora de sermos prestadores de serviço, trabalharmos com dicas e explicarmos como nossa tecnologia pode auxiliar no atual contexto. A ação Tab Pra Contar, por exemplo, foi um projeto que desenvolvemos com foco no público infantil e em adultos que estão precisando conciliar a rotina de trabalho aos cuidados com as crianças. Durante duas semanas, um time com oito mães influenciadoras, entre elas a Fernanda Gentil e a Thais Fersoza, contaram histórias infantis diariamente em lives no Instagram. Já o Desafio Absurdo foi uma ação voltada ao público jovem, em que lançamos uma série de três desafios no Tik Tok, com a Maisa e o Pedro Sampaio. Eram desafios de dança, indicações de filmes e séries e dublagem. Além disso, a Samsung lançou uma ação no Twitter com os influenciadores Lucas Lucco, Mariana Nolasco e Dudu Rocha. Neste projeto, a ideia foi mostrar como o fone de ouvido Galaxy Buds+ pode ser facilmente inserido em diferentes tipos de rotina neste momento, seja durante o exercício físico, videoconferências ou para escutar música.

A área de relações públicas ganha mais protagonismo neste momento em que a marca precisa estar mais próxima da mídia?

A área de relações públicas sempre teve um papel fundamental dentro da Samsung. Independentemente do momento em que estamos, a relação que temos com a imprensa é um pilar muito importante, que permite nos aproximar, ainda mais, de nossos consumidores. Temos um canal aberto e bastante consolidado com os jornalistas, que sabem que sempre poderão contar com a total transparência da Samsung, seja para falar de lançamentos ou para discutir temas institucionais igualmente relevantes.

Quais meios estão sendo priorizados nas estratégias de mídia?

Houve a realocação de uma parcela do investimento para as mídias digitais, em que trabalhamos prioritariamente nas redes sociais, por meio, por exemplo, de parcerias com influenciadores que demonstrem como determinado produto pode agregar valor ao dia a dia. Nós temos investido no modelo de multicanalidade, englobando plataformas como o Tik Tok, em que você consegue criar desafios de danças, dublagens ou indicações de filmes e séries para gerar engajamento; no Instagram, a partir do trabalho em conjunto com personagens identificados e relacionados aos interesses do público, seja em lives sobre maternidade, educação e tecnologia durante o isolamento ou com influenciadores demonstrando, na prática, como determinados produtos podem auxiliar as pessoas em suas rotinas, estratégia esta já utilizada também no Twitter; e, no YouTube, por meio de lives, vídeos com tutoriais para utilização de soluções tecnológicas ou campanhas.

Como a publicidade deve ser usada neste momento para não parecer oportunista?

A publicidade, assim como todas as outras formas de comunicação adotadas pela Samsung, leva em conta as particularidades deste momento e transmite ao público-alvo nossa empatia com possíveis desafios que a mudança de rotina possa estar impondo. De modo prático, podemos citar uma ação publicitária veiculada recentemente, no Dia das Mães, em que convidamos os usuários a utilizar a hashtag WithGalaxy para compartilhar nas redes sociais o registro de imagens, mesmo que a distância, demonstrando todo o amor que sentem pela mãe.

Nos últimos anos observamos as campanhas adotando diversos conceitos como a importância da sustentabilidade e da diversidade. Você acredita que agora a gente entra na era da empatia?

A situação atual reforça a importância de as empresas se posicionarem como verdadeiras parceiras da sociedade, não apenas como fornecedoras. Diante deste contexto, fatores como a empatia adquirem um peso ainda maior, ao lado de outros temas já consolidados entre os principais valores da Samsung, como responsabilidade social, sustentabilidade e diversidade. Algumas das gerações com que mais nos comunicamos, como os millennials e a geração Z, enxergam as marcas também como importantes agentes de transformação e fontes de conhecimento e informação. Pensando nisso, em abril, antecipamos os módulos do Programa Code IoT, a plataforma online e gratuita de capacitação para a Internet das Coisas, realizada em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. A grade com os seis cursos foi disponibilizada no dia 6 de maio e, a partir daí, mais de 30 mil pessoas se cadastraram na plataforma. Esta alta na procura fez com que o Code IoT chegasse à marca de 158 mil inscrições nos cursos oferecidos.

Muitos especialistas dizem que o mundo sairá diferente depois dessa pandemia, mas que lição o coronavírus pode deixar para a nossa indústria?

A lição principal será realmente o exercício mais frequente da empatia, da certeza de que quem constrói a reputação de uma marca são pessoas. Pessoas que assumem diariamente o compromisso de entregar os melhores resultados, nas mais diferentes frentes de atuação, seja na cadeia de suprimentos, na produção em nossas fábricas, na logística de transporte, no atendimento ao público ou no desenvolvimento de novos produtos. Pessoas que confiam nos nossos valores e nos nossos compromissos, e por isso utilizam nossos serviços e soluções. Em meio a tantas dúvidas sobre as transformações que este momento desencadeará, nós da Samsung temos compartilhado uma única certeza, as pessoas sairão mais tecnológicas deste período, e as empresas, ainda mais humanizadas.