Abedesign comemora dez anos com posse de diretoria
Fundada em 2005 com o objetivo de difundir a importância do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país, a Abedesign busca promover um trabalho contínuo de valorização do setor, além da facilitação das atividades profissionais.
A associação, que conta atualmente com 228 membros, é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, privadas, entidades de classe, governamentais e diplomáticas, organizações não governamentais, instituições de ensino e na sociedade em geral.
Poppovic contou que um dos primeiros trabalhos à frente da associação foi o desenvolvimento de uma pesquisa. “Nosso objetivo com essa iniciativa foi buscar um entendimento dos nossos associados, queremos saber o que eles esperam da gente, como as atividades que temos feito, será que elas estão indo ao encontro do interesse deles?”, questionou. O executivo afirmou que, a partir dessa pesquisa, já estão sendo realizados workshops para rever as metas da entidade.
EXPORTAÇÃO
Outro ponto que terá uma atenção especial da gestão André Poppovic tem relação com a exportação. “O design tem que ser desenvolvido dentro do país, estamos buscando que o design esteja cada vez mais dentro da cadeia produtiva brasileira para que qualifique os produtos”, ressaltou.
Sobre a primeira década da Abedesign, Poppovic classifica-a como positiva. No começo da associação, conta o presidente, o trabalho foi marcado por um resgate e por uma associação. “Fizemos uma reestruturação dessas empresas para que elas pudessem ter uma voz única”, disse.
Outro ponto importante que marcou esses dez anos da entidade foi a aproximação com o governo federal. “Nós mostramos a importância do design para o poder público que, até então, não nos considerava como um parceiro estratégico para a cadeia produtiva do país”, destaca.
Essa conquista à qual se refere Poppovic são algumas linhas de fomento que foram conseguidas para o design. “Conquistamos financiamentos, por exemplo, com o Banco do Brasil e com o BNDES”, falou.