Ataque ao Twitter atinge marcas e preocupa usuários
Uma série de contas de personalidades como Barack Obama e Joe Biden, além de marcas como Apple e Uber, foram invadidas por hackers nesta quarta-feira (15). O ataque utilizou perfis verificados para publicar um golpe envolvendo criptomoedas.
Outras contas invadidas: Kanye West, Kim Kardashian West, Warren Buffett, Jeff Bezos e Mike Bloomberg. Todas postaram tweets semelhantes solicitando doações via Bitcoin aos perfis.
“Todo mundo está me pedindo para retribuir, e agora é a hora”, disse o tweet de Gates, prometendo dobrar todos os pagamentos para um endereço de Bitcoin nos próximos 30 minutos. Todos os tweets foram excluídos posteriormente.
“Detectamos o que acreditamos ser um ataque coordenado de engenharia social por pessoas que tiveram êxito em atingir alguns de nossos funcionários com acesso a ferramentas e sistemas internos”, disse a rede social.
“Sabemos que os responsáveis pelo ataque usaram o acesso para tomar o controle de contas de alta visibilidade (incluindo verificadas) e Tweetar em seu nome. Estamos investigando que outras atividades maliciosas essas pessoas podem ter feito ou informações a que puderam ter acesso. Assim que tomamos conhecimento do incidente, imediatamente restringimos as contas afetadas e removemos os Tweets publicados pelos hackers”, argumentou a empresa, que afirma: a investigação ainda está em curso.
Ao longo da noite, as contas verificadas voltaram a publicar tweets. “Restringimos as contas comprometidas e restabeleceremos o acesso a quem é de direito somente quando tivermos certeza de que isso pode ser feito de maneira totalmente segura”, disse a rede social.
Em um tweet, Jack Dorsey, CEO da rede, disse que foi um “dia difícil” para os funcionários da rede. Com os ataques, as ações da empresa caíram 5% após o fechamento do mercado.
O grande número de contas impactadas tornou o ataque o maior incidente de segurança da história do Twitter. Dado a importância da rede, utilizada por líderes mundiais como Donald Trump e Jair Bolsonaro, uma invasão desse nível pode ter consequências devastadoras.
Segundo Tim Cotten, pesquisador de Bitcoin ouvido pela CNN, a primeira carteira apresentada em alguns dos tweets só se tornou ativa na quarta-feira. Após o número de identificação ser postado no Twitter, ele recebeu mais de US$ 100.000 em Bitcoins através de centenas de transações. Parte desse Bitcoin foi então transferido para outras carteiras.