Até um dia mais alegre

O título deste artigo não produz em ninguém o sentimento da surpresa. Parece óbvio, inclusive. O mundo espera que surja um dia mais alegre. No entanto, é o título de um anúncio das Canetas Parker publicado na revista Seleções, do Reader’s Digest de 1943. Plena Segunda Grande Guerra. O texto, além de exaltar as qualidades da caneta (“escreve sedoso, deslizando no papel. Repare a sua esbelta elegância…”), advertia: “a perícia técnica da Parker está hoje voltada para a produção de guerra. É possível que, até alvorecer um dia mais alegre, o sr. não encontre na sua loja favorita um sortimento de Canetas Par- ker…” Outro anúncio, da United States Rubber Export, mostra um piloto de bombardeio acenando para o leitor com o texto: “obrigado, irmãos!”. Logo abaixo uma ilustração das Américas, onde em cada país alguém segurando sua bandeira acena para o céu.

O texto é pura poesia: “obrigado irmãos das Américas pela vossa nobre contribuição à causa da liberdade… pelo produto de vossa terra generosa, pela contribuição de vossas inteligências, pela vossa amizade, pela vossa sincera e abnegada cooperação na grande luta pelo direito, justiça e princípios democráticos”. Leitura que eu recomendo para Donald Trump antes de dormir.

Um outro anúncio, desta vez dos Motores Evinrude, mostra um iate com várias pessoas acenando alegremente e o título: Depois da Vitória, voltaremos às coisas boas da vida! e explica que a fábrica Evinrude, naquele momento, estava lutando para que “cheguem mais depressa os dias de paz”.

Outro anúncio, desta vez da Westinghose, fala que “a humanidade descobrirá uma nova era de progresso maravilhosa e fascinante, resultado das investigações relacionadas com a guerra… quando tivermos ganho a guerra, o Distribuidor Westinghouse lhe oferecerá novamente um sem-fim de produtos que se constituirão o melhor da vida moderna”. A Boeing apresenta um anúncio cuja ilustração são duas metades de uma fortaleza voadora se acoplando e o título Casamento sem o Repique de sinos. E avisa que “dia virá que no mundo livre a frase ‘fabricado pela Boeing’ servirá para identificar os melhores produtos para atividades de paz…”

Folheando as revistas, encontramos um anúncio da Ford Motor Company, com um homem sentado sob a sombra de uma árvore, em atitude relaxada, comendo um sanduíche e o título Para além do horizonte. O que a Ford queria dizer com isso? Simples. É que “quando é noite e cessa o troar da artilharia, a mente do soldado transpõe o horizonte, deixando atrás de si a macabra visão do campo de batalha, se volta para o lar longínquo e ouve a voz da mãe, da mulher, o riso das criancinhas, como recordações angélicas, e tangem seu coração para continuar a luta que vai garantir a felicidade futura…” Ou seja: a Ford mostra um intervalo entre o bombardeio e adverte que “no momento está dedicando à fabricação de bombardeiros, tanques e armas de combate, em lugar dos novos e ansiosamente esperados modelos de automóveis”.

Num outro anúncio, a Republic Steel Corporation pega pesado na categoria poesia pura. A ilustração é de aviões em formação jogando bombas. Mas o título é esperançoso: Quando as águias de guerra estiverem de volta. E o texto não deixa por menos no quesito poesia da morte. Veja só: “Como águias bravias e vingadoras os aviões de guerra levantam voo para destruir a tirania no seu antro. Nas suas asas incansáveis está a certeza da vitória. Estamos produzindo aços para os aviões da liberdade, seguros para os tripulantes, mas mortíferos para o inimigo.” Um anúncio em especial me chamou a atenção. É de uma moça com olhar tristonho e o título: Não seja desmancha prazeres! Assim, com exclamação. O anunciante: Modess. Isso mesmo que você leu: Modess. O texto é um primor: “Mantenha todos os dias do mês o bom humor que a despreocupação traz”. Não me permito nenhum comentário.

Finalmente um anúncio que considero da maior coragem. Trata-se de um piloto, ainda com seu capacete de voo e um olho preto, como se tivesse levado um soco. Está sorrindo. E o título tem aspas, como se fosse o piloto falando: “Do outro não sobrou nada…”

Lula Vieira é publicitário, diretor do Grupo Mesa e da Approach Comunicação, radialista, escritor, editor e professor (lulavieira.luvi@gmail.com)