Átomo conquista conta da Petronas
A Petronas, marca malaia que desembarcou no Brasil há seis anos com a aquisição da FL Lubrificantes, lançou neste final de semana sua primeira campanha de comunicação no mercado local. Totalmente integrada, a estratégia faz parte do investimento previsto de R$ 300 milhões no país, que também abrange o aumento da capacidade de sua unidade fabril instalada em Contagem, Minas Gerais.
O trabalho foi idealizado pela Átomo Comunicação, agência comandada por Odilon Machado e que acaba de conquistar a conta integral do anunciante. Inclusive a fatia publicitária, algo que tem acontecido nos últimos anos na empresa que nasceu sob a atividade do marketing promocional – casos da varejista Di Gaspi, em 2011, e da imobiliária Lopes, em 2012. “O segredo é o planejamento focado no negócio do cliente. É isso que eles procuram. A máxima de pensar de forma isolada e dividida já ficou para trás há muito tempo”, afirma Machado. “Queremos criar impacto para atividades que envolvem os diversos canais on e offline, o que gera sinergia, qualidade de entrega e agilidade em uma única fonte. É apostando nessa estratégia que prevemos um crescimento de 30% ainda neste ano”, revela.
No caso da Petronas, a campanha, cujo conceito será estendido para toda a América Latina, traz como mote a presença da marca em todos os continentes – onde possui um faturamento total de US$ 100 bilhões –, abrangendo ainda sua história centenária e sua atividade no Brasil, onde, apesar do pouco tempo de atividade, ocupa a sexta posição no mercado, com 9,4% da venda de lubrificantes e fluídos no país.
Segundo o diretor de estratégia e marketing da Petronas na América Latina, Luiz Sabatina, a comunicação será feita em duas etapas. Institucionalmente, fala de valores da evolução humana e aponta o trabalho da companhia para “que a vida possa fluir melhor”. “Já na segunda fase a campanha ganhará um grande reforço em mídia impressa, com a apresentação dos produtos e sua utilização na indústria, no agronegócio, em carros e motos, entre outros”, diz.
Um comercial de 60 segundos, produzido pela Dínamo Filmes, traz belas imagens de diversas paisagens da cidade e do campo, e uma locução, em off, que inicia falando que “o Brasil cresce no campo, mas não sozinho; cresce também nas indústrias, estradas e avenidas”. Em seguida, diz que “assim como acontece em todos os continentes, tem acesso aos maiores avanços tecnológicos. Logo após, apresenta a empresa: “Muito prazer, somos a Petronas”. No final, a assinatura: “Petronas. Presente no mundo. No Brasil. Na sua vida”. A criação é de Marco Minervino e Eduardo Santos, que também assina a direção de criação. Direção de cena de Renato Jabuka.