Audi anuncia investimento de 2 bilhões de euros por ano
Marca voltada à fabricação de carros premium do Grupo Volkswagen, a Audi anunciou nesta quarta-feira (25), em evento para oficializar o novo presidente da marca no Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff (ex-diretor executivo da Volkswagen América Latina), meta agressiva da montadora, no ano em que completa 100 anos: ser a marca número 1 em vendas no segmento premium no mundo, até 2015. Peter Schwarzenbauer, vp mundial de vendas e marketing da Audi AG, afirmou que a multinacional destinará investimentos de 2 bilhões de euros por ano no mundo, até 2015, para o lançamento e desenvolvimento de novos modelos.
O executivo reforçou que 2009 começou bem para a marca, que pela primeira vez na história ultrapassou em vendas as concorrentes BMW e Mercedes-Benz, nos meses de janeiro e fevereiro na Europa. “Somos pela primeira vez líderes no segmento premium de veículos na Europa e temos como meta principal assumir até 2015 a liderança mundial da categoria”, falou Schwarzenbauer. O vp mundial de vendas e marketing da Audi também disse que o Brasil é um mercado estratégico e com elevado potencial de crescimento. Em meio à crise financeira global, a Audi Brasil apresentou recordes de venda este ano: em janeiro as vendas nacionais cresceram 12% e em fevereiro 28%, contra os mesmos meses de 2008, sendo que a previsão é fechar março com novos recordes.
A verba de marketing no País é de R$ 100 milhões, para os próximos três anos – de 2009 a 2011. Segundo Paulo Sérgio Kakinoff, o foco da chamada verba de marketing mix da Audi é em ações de relacionamento com a rede de vendas e marketing direto. A AlmapBBDO é a agência de publicidade da marca no Brasil e trabalha a comunicação da montadora baseada nos três pilares da Audi: sofisticação, esportividade e progressividade. “O foco da comunicação é nos canais de contato direto com os concessionários, eventos de marketing e vamos trabalhar muito em marketing direto, essa é a nossa prioridade”, destacou o presidente da Audi Brasil.
Para o executivo brasileiro, esta é a melhor fase da marca no mundo. A Audi AG encerrou 2008 com o décimo terceiro recorde consecutivo de vendas no mercado mundial e, pela primeira vez na história, vendeu mais de 1 milhão de carros. “Para quem gosta de carros, sabe que a Audi é uma marca de sonhos. Estou assumindo a presidência no momento em que a marca alcança recordes de vendas mundiais e a minha missão é buscar a liderança no mercado premium aqui no País”. No Brasil, a meta é chegar a 30% de market share até 2015.
Jan Ebersold, CFO da Audi Brasil, acrescentou que para alavancar a marca no País a montadora tem focado bastante em eventos de luxo, como o Lounge da Audi inaugurado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, onde exibe até dia 18 de abril o modelo top da marca, o R8. Ele disse que um dado que surpreendeu foram as vendas do R8 em fevereiro último, quando a Audi vendeu somente naquele mês 5 unidades no País – o R8 custa a partir de R$ 550 mil. Para 2009, a perspectiva da Audi é de vender 2 mil veículos no País. Em 2008, a Audi vendeu 1.427 unidades. “Dependendo do sucesso de vendas, podemos até aumentar a verba de marketing para alavancar a marca com mais ações”, completou Ebersold.
Kelly Dores