Audi quer reforçar veia esportiva
A Audi anunciou na tarde desta terça-feira (1º) sua entrada no DTCC (Driver Touring Car Cup), que passa a se chamar DTCC Audi. A estratégia marca a primeira investida da montadora alemã em um campeonato monomarca, apropriando-se do torneio que acontece desde 2009, criado e organizado pela Drive, de Dennis Rolim e Décio Rodrigues Jr.
Com a iniciativa, a Audi pretende reforçar seu viés esportivo, além de explorá-lo para destacar o modelo A3 Sport. “Um dos pilares da Audi no mundo é a esportividade e ter uma categoria própria é uma das melhores formas de reforçá-lo”, ressaltou Thiago Lemes, gerente de produto da Audi.
O DTCC teve início após uma série de eventos promovidos por Rolim e Rodrigues, voltados a proprietários e fãs de carros superesportivos. “Primeiro realizávamos passeios com carros dessa categoria, mas, com o tempo, percebemos que os participantes queriam usá-los de forma mais empolgante. A Driver Cup foi uma evolução natural do modelo, pedida pelos cerca de 150 pilotos que participam de nossas realizações anualmente”, explicou Rodrigues Jr.
O torneio terá 12 etapas em sua totalidade, com seis datas e baterias duplas, passando por Curitiba (PR), Velopark (RS), Campo Grande (MS) e Interlagos (SP). Para esta primeira edição, 18 vagas estão abertas a pilotos das classes B e C – não-profissionais, porém habilitados pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A escolha do A3 Sport segue intenção da organização, pelo baixo custo; e da própria Audi, aproveitando para explorar o potencial do modelo.
“Queríamos um custo acessível, sem deixar de lado a alta performance e a tecnologia. Com a parceria junto à Audi e a escolha do A3, pudemos oferecer vagas a R$ 178 mil aos pilotos interessados”, informou Rolim. “O A3 é um modelo muito querido pelo público no Brasil e oferece uma performance indiscutível. Esta será mais uma forma de apresentar seus diferenciais ao público”, acrescentou Lemes.
Marcas como Pirelli e Petrobras também participam como parceira, fornecendo pneus e combustível, respectivamente. A Eurobike, que já apoiava os eventos da Drive anteriormente, aparece como patrocinadora associada; e a Della Via Pneus completa o time de patrocinadores.
Na mídia
A visibilidade do torneio, que terá sua primeira etapa entre 8 e 10 de abril, pode ser ampliada com a comercialização dos direitos de transmissão para uma emissora de TV por assinatura, negociação ainda em andamento.
Outras formas da Audi explorar a categoria será o lançamento de campanhas publicitárias com motivos do DTCC – que fazem parte do planejamento do anunciante, mas ainda não estão confirmadas; e principalmente a ampliação do “Audi Driver Experience”, evento de relacionamento com consumidores já realizado há anos pela montadora, que deve ganhar mais edições e recursos nos fins de semana em que o campeonato acontece.
por Karan Novas