Audiência de sites de notícias cresce 29%

 

Em 2011, a audiência de portais e sites de notícias vinculados ao IVC (Instituto Verificador de Circulação) cresceu 29% em comparação ao ano de 2010, segundo dados da entidade. A segmentação por regiões aponta alta mais forte no Nordeste, com aumento de 50% em relação ao ano anterior, seguida do Centro-Oeste (38%), Norte (33%), Sudeste (30%) e Sul (21%).

A quantidade de pessoas que acessam sites de notícias de seus celulares, smartphones ou tablets foi 400% maior em 2011 ante 2010. De acordo com o IVC, os tablets são os grandes responsáveis por esse salto do acesso móvel – em 2011, a quantidade de pessoas que acessaram sites noticiosos via iPad, Galaxy, ou outros tipos de tablets cresceu 563%.

Entre os sites de busca, o Google aparece liderando com 94% de participação, mantendo-se estável em relação a 2010. De acordo com o estudo, que identificou as 100 expressões mais usadas em cada site, de um universo formado por quase metade do tráfego gerado pelos buscadores, 93% se refere às marcas dos sites encontrados, sendo o buscador apenas a maneira mais prática para o preenchimento correto da URL. O tráfego direto representa 71% dos sites auditados, reforçando a importância das marcas na internet.

“O fato de 71% do tráfego ter sua origem direta ou indiretamente relacionada às marcas do veículo (acesso direto por URL ou pesquisa em buscadores) comprova a força e importância das marcas”, afirma Caíque Severo, diretor de desenvolvimento regional do iG.