Audiência do Yahoo! cresce com acessos via mobile

Desde que mudou a estratégia de negócios e resolveu apostar no mobile, o Yahoo! ganhou mais de 100 milhões de usuários – o total, de acordo com a empresa, é de 423 milhões apenas de dispositivos móveis, enquanto o número de usuários de computador está na casa dos 800 milhões. Segundo Armando Rodriguez, vice-presidente do Yahoo! América Latina, a empresa seguiu a tendência mundial.

“Isso é algo natural e não tinha como ser diferente esse investimento na área de mobile. Acreditamos que os usuários de tecnologia estão atuando de uma forma melhor no móvel do que no computador e um dos motivos pode ser a melhora no sistema de Wi-Fi”, diz.

Nos últimos meses, a empresa comprou 30 startups como parte do plano de investimento no segmento móvel. “Essas empresas pequenas incluem, além de tecnologia, toda a inteligência que envolve essa área”, garante o executivo. Além disso, o número de profissionais dedicados ao mobile passou de 50 para 500 especialistas. “Tudo isso faz parte de uma estratégia global, onde não temos apenas que seguir inovando para usuários de PC, mas sempre pensar no mobile em primeiro lugar, pensar em como o usuário está usando o tablet, o celular.”

E esse investimento tem surtido efeito no Brasil. Na semana passada, por exemplo, o Yahoo! Brasil lançou o Yahoo Stream Ads, que chegou com o objetivo de oferecer uma experiência interativa de publicidade. A tecnologia é projetada para se integrar naturalmente ao conteúdo da página e se adaptar às notícias e formatos ao redor. Com o lançamento, o Yahoo! Stream Ads estará presente em vários produtos da empresa, incluindo a homepage do Yahoo! Brasil e o Yahoo! Mail, melhorando ainda mais a navegação nas plataformas móveis.

De acordo com Rodriguez, desde que foi lançado o Yahoo! Notícias em stream no Brasil, os usuários têm respondido com um aumento no nível de engajamento nos produtos. “Atualmente, estamos unindo essa experiência de engajamento em stream com um novo formato de publicidade nativa. Com isso, continuaremos focados em publicidade que complemente nossos produtos e conteúdo, otimizando a navegação dos nossos usuários”, revela ele.