Audiência quer conteúdo sem barreiras de tempo ou formato
O presidente da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e diretor de operações da Editora Abril, Fábio Gallo, observa que os caminhos mais utilizados atualmente pela mídia impressa para melhor se adaptar à nova realidade dos meios de comunicação são a adoção de experiências multiplataformas e fortalecimento do digital. O executivo pontua que o oferecimento do conteúdo dos impressos em diversas plataformas é mais importante que a faixa etária do leitor. “A produção de conteúdo multiplataforma, apoiada na credibilidade, curadoria e personalidade das marcas, já é uma realidade para todas as grandes editoras do mundo”, disse. Entre as estratégias na associação para o futuro próximo está uma promoção para levar o leitor ao PDV. Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida ao PROPMARK.
Fábio Gallo: “Eventos são excelentes oportunidades de estreitar a relação”
Soluções
Em todo o mundo, veículos de comunicação têm tentado diferentes caminhos para se adaptarem aos novos modelos de consumo de conteúdo, entretenimento e informação. Não há uma receita pronta ou única. Os caminhos são múltiplos, mas quase todos eles passam por experiências multiplataforma e pelo fortalecimento do digital.
Pós-verdade e fake news
Mentiras forjadas para encobrir a verdade sempre existiram, mas é fato que elas ganharam uma proporção muito maior com o advento das redes sociais. É muito mais fácil e mais rápido espalhar versões. A opinião pública precisa de veículos que se sustentam na credibilidade de seus conteúdos. Uma sociedade funcional não pode ser construída em cima de mentiras. Jogar luz sobre os fatos é um papel que continua e continuará a ser desempenhado pela mídia de qualidade.
Conteúdo
A produção de conteúdo multiplataforma, apoiada na credibilidade, curadoria e personalidade das marcas, já é uma realidade para todas as grandes editoras do mundo. A audiência constrói vínculos com os títulos/marcas de sua preferência e quer consumir o conteúdo produzido por eles, sem barreiras de tempo ou de formato. O conteúdo pode ser entregue sob a forma de uma revista, dentro de suas especificidades, ou de site, vídeos, aplicativos, posts e eventos, que são excelentes oportunidades de estreitar a relação entre um título e sua comunidade. Não há nada que os substitua em termos de experiência da audiência.
Adequação
A audiência só existirá se houver adequação, relevância e credibilidade. A manutenção de um diálogo constante entre títulos e suas audiências será cada vez mais importante, especialmente para o público jovem, acostumado à dinâmica das redes sociais. Cada tipo de leitor poderá escolher a plataforma mais adequada a suas necessidades e seus gostos. A era da imposição acabou. Estamos vivendo tempos em que o consumidor tem amplo poder de escolha. Ele diz o que, como e quando quer consumir.
Banca
Estamos trabalhando em conjunto entre editores, associação e distribuidoras para aumentarmos o fluxo nos pontos de venda. Estamos estruturando uma grande promoção para os leitores e acreditamos que essa ação ajudará no aumento do fluxo já no curto prazo. A campanha também contemplará os assinantes e os levará para a banca, seja para uma premiação imediata, seja para participar de um sorteio. De médio e longo prazos, são necessários movimentos que garantam mais pessoas indo às bancas, como wi-fi gratuito, coleta de produtos do e-commerce, compra de ingressos e quem sabe pagamentos.
Plataformas
Nós gostamos de ter opção. Queremos ter TV, cinema, streaming. Ouvimos rádio e consumimos notícias online. Consumimos o conteúdo de revistas e jornais. Vamos a eventos. A percepção é que as plataformas se somam e não se subtraem. Nunca houve tanta opção de escolha. Essa é a grande revolução, a qual todos nós precisamos nos adaptar.