Aumenta a eficiência dos anúncios no Facebook

As taxas de conversão de anúncios no Facebook foram 2,36 vezes mais altas no terceiro trimestre de 2013 que no mesmo período do ano passado. Além disso, a proporção de cliques aumentou quase quatro vezes em relação a 2012.

Os dados são de pesquisas realizadas pela Kenshoo Social e pela Nanigans divulgadas recentemente. De acordo com a primeira empresa, as taxas de conversão mais que dobraram desde o segundo trimestre de 2013, fazendo com que a receita oriunda desses anúncios fosse 2,16 vezes maior.

A pesquisa cobriu 85 bilhões de impressões causadas por uma amostra de marcas representativas que anunciam na rede social. As impressoes tiveram um aumento de 13%, enquanto o volume de cliques cresceu 14,4% e o custo-por-clique caiu 9% durante o trimestre. De acordo com a Kenshoo, foram três os aspectos interligados que auxiliaram o Facebook a melhorar a efetividade dos anúncios que veicula: as melhorias em seu sistema de anúncios, o maior engajamento dos usuários da rede e o aumento da capacidade das marcas em promover seus produtos de forma customizada.

Já a Nanigans, uma das maiores compradoras de anúncios no Facebook, afirmou que o ROI gerado por campanhas no terceiro trimestre deste ano na rede aumentou 152% em relação ao mesmo período de 2012, enquanto a proporção de cliques cresceu 3,75 vezes. O levantamento da empresa americana, que levou em conta mais de 100 anunciantes e 200 bilhões de impressões, verificou que a receita-por-clique em dispositivos móveis com o sistema iOS foi seis vezes superior à registrada em aparelhos Android nos três primeiros trimestres. Se considerado o ROI, a diferença é ainda mais discrepante – os aparelhos da Apple são responsáveis por uma taxa 78 vezes maior.