Aumenta expectativa em relação a gasto global com publicidade

A ZenithOptimedia, do Grupo Publicis, elevou mais uma vez sua previsão de gastos com publicidade em todo o mundo, prejetando agora um crescimento de 2,2% em 2010 – acima do aumento de 0,9% que tinha previsto há quatro meses.

“A confiança na recuperação econômica global continua a crescer, e essa melhora foi evidente no mercado publicitário em todo o mundo”, disse a ZenithOptimedia em um relatório nesta quarta-feira (07). “Os gastos com anúncios estão se acelerando em mercados em desenvolvimento, enquanto nos países em desenvolvimento, a crise está chegando ao fim mais rapidamente do que o esperado.”

A América do Norte levou o mundo à recessão e vai ser a última região a emergir, de acordo com a ZenithOptimedia. Os Estados Unidos podem esperar, no entanto, um ganho de 1,6% nos gastos com publicidade em 2011, quando os gastos com publicidade vão crescer 1,8% na América do Norte e 4,1% em nível mundial, segundo o relatório.

A internet, que aumentou sua participação no bolo de gastos com publicidade global de 10,5% em 2008 para 12,6% no ano passado, vai continuar crescendo: 13,9% este ano; 15,4% no próximo ano e 17,1% em 2012, segundo a ZenithOptimedia.

Já os jornais, que tiveram 23,1% de fatia no “bolo” no ano passado, vão reunir 21,7% este ano e apenas 19,4% em 2012.

Os gastos com revistas cairam para 10,3% em 2009 de 11,6% em 2008 e deverão continuar em queda, com 9,6% este ano, 9,1% em 2011 e 8,6% em 2012. Rádio, que ficou com 7,7% no ano passado, prevê que diminua para 7,5% este ano e 7,3% em 2011.

A televisão é o único meio além da web que deve crescer. “A televisão caiu 6,7% em 2009, mas a sua quota de mercado aumentou de 38,1% para 39,4%”, disse o relatório da ZenithOptimedia. “Nós esperamos que ele continue a aumentar sua quota durante o resto do nosso período de previsão, atingindo 40,6% em 2012, graças ao crescimento dos mercados em desenvolvimento, no qual a TV é geralmente um meio muito mais dominante do que nos mercados desenvolvidos”.

Com informações do AdAge.