Aumenta número de brasileiros com acesso a internet rápida

 

O brasileiro está acessando mais a internet e com uma velocidade de conexão maior, aponta uma pesquisa conduzida pelo Ibope Nielsen, de acordo com o Ministério das Telecomunicações. O levantamento indica que o número de brasileiros que acessa a internet em casa com velocidade igual ou superior a 2 mbps cresceu 91% entre junho de 2011 e o mesmo mês de 2012, passando de 8,8 milhões para 16,8 milhões de pessoas.

O aumento significativo desse índice reflete, na opinião do Ministério, a crescente qualidade dos serviços oferecidos, já que o número de usuários com conexões iguais ou inferiores a 512 Kb, que era de dez milhões em junho de 2011, caiu 39%, chegando a 6,1 milhões no mesmo mês do ano passado. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os dados demonstram que o consumidor brasileiro está mais exigente, o que resulta de um progressivo aumento da oferta e do interesse por conteúdos mais pesados. “O Brasil está em processo de migração de conexões com velocidades muito baixas para conexões rápidas, em que é possível ver filmes online, por exemplo”, ressaltou.

Segundo o ministro, o primeiro passo para essa mudança foi a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê a venda de internet a R$ 35 mensais, pela velocidade de 1 mbps. Bernardo, porém, acredita que o próprio mercado deve criar opções mais vantajosas ao consumidor. “Eu acredito que, em breve, internet com velocidade de 1 mbps vai ser indesejada. As pessoas vão querer velocidade maior e não vão aceitar mais pagar R$ 35”.