Apesar do Retorno sobre o Investimento (ROI) em marketing online no mês de agosto tenha caído de R$ 15,21, em julho para R$ 11,80 em agosto, para cada R$ 1 investido, o retorno em ações de link patrocinado foi 45% maior que o apurado em julho. A constatação é da pesquisa realizada pela Web Traffic, agência interativa de marketing online, que levantou números sobre o retorno que as ações em propaganda na internet dão aos anunciantes. Foram ouvidas dez empresas dos segmentos de eletroeletrônico, comércio exterior, informática e vestuário.
De acordo com os dados apurados, a ação de link patrocinado ofereceu um retorno de R$ 7,9 em agosto. O crescimento de 45% com relação ao mês anterior teria sido motivado, segundo análise do gerente de negócios da Web Traffic, Eric Daniel, pela comercialização de produtos com maior valor agregado, o que aumentou o ticket médio (média de preços comercializados em uma determinada loja).
O ticket médio ficou em R$ 318,54 em agosto, um crescimento de 15%. Em julho, essa média foi de R$ 277. A taxa de conversão de impressões em clicks (CTR) para ação de links patrocinados no primeiro semestre foi de 6,3%. Já a taxa que mede o número de conversão de clicks em vendas ficou em 98 para 1, ou seja, para cada pedido gerado foi necessária a captação de 98 novos usuários (unique visitors). Em média, cada usuário único efetuou sete cliques (pageviews) dentro de sites de e-commerce.
publicidade