Aurora Branding cria projeto de branding city para Pomerode (SC)

divulgação

O trabalho mais recente da Aurora é o projeto de branding city para a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode (SC)

Um dos primeiros trabalhos da Aurora Branding, empresa pioneira em branding de Curitiba, desde a entrada do  designer Marcos Minini na sociedade com a publicitária Viviane Camargo é o projeto de branding city para cidade Pomerode, em Santa Catarina, considerada a mais alemã do Brasil.  O projeto resgatou a identidade, a tradição e os valores locais da cidade. 

A Aurora Branding traduziu o título de “cidade mais alemã do Brasil” em uma marca oficial para o município de Pomerode (SC). Após uma pesquisa popular e uma profunda imersão na cidade, a consultoria revelou os quatro principais atributos da cidade e de seus habitantes: cultura, trabalho, ordem e união. “Nosso desafio foi enfatizar os valores dos moradores, alinhá-los com os objetivos da cidade e traduzi-los em um novo conceito, que impulsionasse o desenvolvimento da economia de Pomerode”, comenta Viviane Camargo, publicitária e sócia da Aurora. 

O processo de branding para o município de quase 30 mil habitantes envolveu três etapas: pesquisas, definição da estratégia e criação do conceito e da marca. Com as informações das pesquisas, a Aurora traçou um “mapa de sentimentos” da cidade, reunindo os valores de cultura, ordem, trabalho e união que validam o título e afirmam o orgulho dos moradores.

O conceito final “Nossa Pequena Alemanha” traduz a identidade do povo pomerodense e foi trabalhado em português e em alemão: “Unser Kleines Deutschland”. O projeto foi uma parceria da Aurora com o Grupo Fórmula, de Santa Catarina, a partir da iniciativa da Prefeitura Municipal, da Associação Visite Pomerode (AVIP) e da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP).

De acordo com Marcos Minini, designer e sócio da Aurora, a  marca foi concebida a partir da base da arquitetura enxaimel, muito característica da cidade: uma estrutura forte, robusta, simétrica, segura. Além da marca, a Aurora desenvolveu também o selo “Feito em Pomerode/Hergestellt in Pomerode” para diferenciar e valorizar os produtos locais. Com marca oficial da cidade, os setores do turismo, do comércio e da indústria deverão adotá-la, reforçando a identidade e a personalidade de Pomerode.