Austrália, Argentina, EUA e Inglaterra ganham GPs de filmes em NY
O Festival de Nova York realizou ontem à noite, a entrega dos prêmios da área de TV/Cinema da competição 2006. era de 70 publicitários participaram da festa de premiação, que aconteceu no Studio 450 em Manhattan. O júri da competição concedeu cerca de 80 prêmios, entre medalhas de bronze, prata, ouro e Grand Prix. Houve quatro GPs. O primeiro deles foientregue à agência australiana George Patterson Y&R, pelo comercial “Big Ad”, que conquistou o GP de Melhor Filme com um divertido roteiro que mistura clima épico e musical com uma paródia de Carmina Burana. Criado para a cerveja Carlton Draught, o comercial já havia conquistado um GP em Nova York,no último mês de janeiro, após competir na categoria de Melhor Produção.
O segundo GP da noite foi dado para a Leo Burnett de Chicago, que fez a Melhor Campanha para as avaliações do júri da competição, com dois filmes para as pastilhas Altoids. Premiada em Cannes no ano passada, a campanha mostra hábitos bizarros e situações insólitas vividas por um pesquisador em uma tribo indígena. A Savaglio TBWA recebeu o GP de Melhor Publicidade para Serviço Público, com um filme criado para a campanha de Lopez Murphy, que foi candidato nas últimas eleições presidenciais. Em letreiro simples, frases de um ótimo texto são lidas de cima para baixo e vice-versa. Ele ganhou Leão de prata no Cannes Lions 2006. O quarto GP da área de TV/Cinema foi reebido pelo diretor de cena Nikolai Fuglsig, da produtora MJZ, que insreveu o comercial “Bolas”, da Sony, um trabalho essencialmente lúdico, cheio de cores, criado pela Fallon de Londres, para uma linha de monitores de TV de cristal líquido da Sony.
Testando um novo formato, para evitar o lado “boring” e a longa duração de premiações, o Festival de Nova York, realizou a exibição e entrega de prêmios apenas dos GPs.Os demais prêmios ficaram expostos em uma mesa onde cada dono deveria retirar o seu. Na competição de filmes, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze, uma da agência mineira RC, om “Careca”, para a Fundação Mário Penna, e outra de prata, da Carillo Pastore Euro RSCG, com o filme “Noite”, para o Senac.
Também ontem à noite, aconteceu a entrega dos prêmios da competição AME (Advertising Marketing Effectiveness). OS GPs foram conquistados pela DDB Alemanha, com trabalho para o Volkswagen Fox, e pela McCann-Erickson om ase para Levi’s 501.O Brasil não recebeu prêmios do AME.
Hoje, o Festival realiza a premiação de Internet, que acontece em uma galeria de arte, a Dillon. Na programação do dia, o destaque é um workshop sobre “Cultura como Ciência e Ciência como Cultura”. Marcello Queiroz – de Nova York