Aventura, Conspiração e UOL lançam reality show

Os bastidores e as várias etapas da produção de “Chacrinha, o musical”, que conta a história de Abelardo Barbosa, o “velho guerreiro”, serão atração principal de um reality show que já está no ar no portal UOL, em uma série de 14 episódios apresentados às terças e sextas.

O projeto é da Aventura Entretenimento, realizadora do musical – que estreia no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, em 14 de novembro –, da Conspiração Filmes e do próprio UOL. Cada episódio tem cerca de três minutos de duração.

O primeiro programa mostrou algumas cenas dos bastidores e ensaios. Nos episódios seguintes, serão apresentados os integrantes do elenco, como os atores Stepan Nercessian e Leo Bahia, que interpretam Abelardo Barbosa em diferentes momentos da vida, além de acompanhar a produção dos figurinos; seleção de chacretes; sessões de fotos; caracterização; montagem de cenários, entre outras etapas. A série ficará no ar até a semana de estreia do espetáculo.

Fernando Campos, sócio da Aventura, explica que o diferencial do estilo reality em relação aos making ofs realizados em espetáculos anteriores é que não há qualquer filtro das imagens que vão ao ar semanalmente. A Conspiração tem liberdade total para mostrar a complexidade da montagem, inclusive eventuais problemas, discussões e polêmicas. E os atores liberaram seus direitos de imagem durante os ensaios. “A ideia é mostrar a verdade, embora os episódios sejam curtos. Sempre quisemos fazer algo assim e essa é uma espécie de piloto. Futuramente pretendemos ampliar essa ideia, quem sabe realizar algo em televisão”, diz.

O musical tem patrocínio master da Bradesco Seguros, patrocínio de Shell/Raízen, EMS, Multiplus e Sem Parar; e apoio da Cielo. O texto é de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, e marca a primeira direção teatral de Andrucha Waddington, da Conspiração, e o fim da trilogia “Uma Aventura Brasileira”, que inclui os musicais “Se eu fosse você” e “Elis”.

Campos explica que Waddington foi uma escolha semelhante às demais feitas no projeto da trilogia, que buscou fugir dos padrões Broadway e misturar diferentes influências e olhares para montar espetáculos com personalidade brasileira – caso semelhante ao usado para a escolha de Dennis Carvalho, da TV Globo, que nunca havia dirigido um musical e comandou o espetáculo que traz a história de Elis Regina para os teatros.