Azul Linhas Aéreas muda posicionamento
Após pouco mais de dois anos de atuação no mercado, a Azul Linhas Aéreas muda seu posicionamento e lança o slogan “Azul. Você lá em cima”. Criada pela DPZ, a nova assinatura entra no lugar de “Tudo novo. Tudo Azul”, utilizada pela companhia desde que começou a atuar no Brasil.
De acordo com Gianfranco Beting, diretor de comunicação, marca e produto da Azul, a mudança aconteceu por uma necessidade de se adequar a uma nova realidade da companhia, que já está consolidada e que ocupa a terceira posição no segmento de aviação doméstica, com 8,6% de participação, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Ele ressaltou que, apesar de estar bem atrás das duas primeiras colocadas – TAM e Gol, que tem cada uma cerca de 40% do setor -, a empresa vem crescendo, principalmente, em mercados especificos, como no interior de São Paulo, por exemplo. De acordo com o vice-presidente de marketing, comercial e TI da Azul, Paulo Nascimento, a companhia é líder em 70% das rotas que opera. O executivo disse que a empresa implantou uma novo modelo para o segmento de aviação, que oferece preço baixo e qualidade de serviço. “Como resultado, registramos um crescimento saudável e uma taxa de ocupação que chega a superar em até 20 pontos a concorrência”, afirmou Nascimento.
Para os próximos anos, segundo ele, a empresa pretende continuar crescendo, prioritariamente, no mercado do interior, atendendo uma nova demanda, que antes não utilizava o avião para alguns trajetos como é o caso de Ribeirão Preto e Marília, por exemplo. Sobre entrar em São Paulo, o executivo diz que é um desejo, mas não é fundamental para a companhia.
O novo conceito também estará estampado em uma aeronave Embraer 195. O jato recebeu uma pintura especial, que destaca a bandeira do Brasil. “É uma maneira de celebrarmos o crescimento da Azul e prestar um reconhecimento ao País”, completou Beting.
por Andréa Valerio