B2 decifra geração Y com inteligência estratégica

Um dos grandes desafios das empresas neste século, marcado pela velocidade da comunicação e também dos relacionamentos, é entender o pensamento do público jovem. Ansiosa e sonhadora, a geração Y quer que as coisas cheguem de forma fácil, rápida e, de preferência, grátis.

É no ambiente do turbilhão da cabeça de um jovem contemporâneo que a agência B2 gosta de atuar e oferecer soluções. Fundada há 13 anos com DNA juvenil, quando dois universitários empreenderam depois de organizar a própria festa de formatura, a empresa cresceu e hoje tem 150 funcionários e escritórios em oito cidades brasileiras. No ano passado, o faturamento aumentou 41% em relação a 2013. “No começo, o diferencial era o brilho no olho e com o tempo adquirimos um alto know-how que nos credencia como fonte de informação e entendimento da juventude brasileira”, diz o CEO Ricardo Buckup.

Sempre voltada ao consumidor jovem, principalmente universitários, o modelo de negócios está desenhado para o atendimento de clientes em quatro frentes principais: instituições de ensino, formaturas, marcas e expansão para Estados em desenvolvimento. “O Nordeste é a China brasileira”, comenta Buckup. O executivo explica que a empresa busca influenciadores em todas as regiões do país e atua em um formato “one to one”, interagindo diretamente com o target para descobrir as características e diferenças do público em cada parte do país.

“A gente acha um influenciador de determinado lugar e convidamos para ser sócio. Em seguida, juntos, analisamos o comportamento dos jovens naquele mercado específico e realizamos um trabalho de coleta de dados”, diz. Segundo o CEO, quando um cliente procura a empresa para promover ações e campanhas direcionadas à juventude, a B2 já detém o conhecimento do perfil daqueles que devem ser atingidos nos centros de consumo onde está presente. As unidades da empresa estão sediadas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Goiânia, Pernambuco e Natal – cidades que reúnem grande número de universitários.

Além de trabalhar com grandes marcas como Skol, Smirnoff, Spotify, Google e Oi, a agência trabalha com consultoria e organização de formaturas. O serviço é prestado em contato direto com os formandos. Outro segmento de atuação dentro das faculdades é junto a “empresas juniores”, projeto de conclusão de curso obrigatório em vários cursos de graduação. Entre os serviços, ajuda os estudantes a entrar em contato com grandes patrocinadores e, na mão inversa, aproxima as marcas do público que elas buscam.

“Somos uma empresa de jovens trabalhando para o jovem”, afirma Buckup, que fundou a B2 com 22 anos e atualmente tem 35 anos. “Uma vez me perguntaram como faço para entender esse universo se eu estou envelhecendo. Mantenho-me atualizado sobre todos os aspectos que envolvem a vida dessa turma e contrato gente na mesma faixa de idade das pessoas que queremos impactar. Nosso propósito é marcar a vida do jovem brasileiro”, diz o CEO, explicando que o benefício das marcas clientes da empresa é ter informação suficiente sobre a geração Y antes de investir em campanhas baseadas em percepções individuais dos gestores.