Bacardi abre concorrência mundial
A Bacardi anunciou a concorrência de sua conta mundial, que atualmente é atendida pela Y&R de Londres. A Bacardi informou que está revendo a sua comunicação internacional e que trocar de agência é uma prática adotada pelo mercado. Atualmente, a Bacardi é a maior marca mundial de rum e, em 2007, vendeu US$ 2,5 bilhões, sendo considerada a quarta maior marca de destilados com maior venda.
No ano passado, a marca gastou US$ 35 milhões com mensuração de mídia nos Estados Unidos, mas mundialmente o gasto ultrapassa US$ 100 milhões. Apesar de ser cuidada por apenas uma agência, a criação da marca Bacardi varia de acordo com o mercado. A Leo Burnett, McCann Erickson, 180 Amsterdam e 23 Red são algumas agências que atendem a conta ao redor do mundo. No Brasil, a conta é atendida pela Energie, agência do Grupo Newcomm.
A Bacardi também detém as marcas Grey Goose (vodka), Dewar (whisky) e Bombay Sapphire (gim) que também podem ter mudanças de agência. Ainda não se sabe quais são as outras agências que estão disputando a conta.
Maria Fernanda Malozzi