Vendas da Black Friday caíram 11% nos Estados Unidos
Números iniciais da NRF (National Retail Federation), que entrevistou 4.600 consumidores na sexta-feira e sábado, indicou que 134 milhões de pessoas fizeram compras e os gastos somaram US$ 50,9 bilhões, o nível mais baixo em três anos.
Desde que a pesquisa começou, entretanto, verificou-se que as vendas globais do feriado estariam acima do que em 2013 (4,1%). Grande parte dos varejistas começou a divulgar ofertas antes mesmo da Black Friday começar.
“Um fortalecimento da economia muda a confiança dos consumidores. Grandes descontos, um ambiente altamente competitivo, promoções antecipadas e a capacidade de fazer compras online 24 horas e 7 dias da semana, contribuíram para essa mudança testemunhada neste fim de semana”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.
Neil Ashe, CEO do e-commerce mundial no Walmart, disso ao Wall Street Journal que “definições históricas da Black Friday e Cyber Monday estão evoluindo e nós estamos apenas respondendo ao que o consumidor exige”.
E com isso em mente, o varejista escolheu o período da noite para fazer ofertas da Cyber Monday, já que os compradores começam a fazer compras online depois que chegam do trabalho.
A NFR informou que as compras online foram responsáveis por 41,9% dos gastos ao longo do período de quatro dias, ante 44% no ano passado, com o valor médio gasto abaixo de 10% no ano passado, ficando em US$159,55.
Pan Goodfellow, principal analista da Prosper Insights & Analytics, que realizou a pesquisa para a NRF, disse que os consumidores foram os vencedores finais.
“Os compradores deste ano deixaram claro que já não valorizam apenas grandes descontos em Ação de Graças e Black Friday. Eles querem o pacote inteiro do começo ao fim – frete grátis, promoções iniciais, formas convenientes para usar seus dispositivos móveis e, é claro, que bata as ofertas online”, disse ela.
*Com informações do Warc