BAD – Branding a Distância is bad…
Sem a menor dúvida, por maior que seja o retorno ao pré-Covid-19, o trabalho a distância é uma nova realidade. Mas não para tudo, como muitas pessoas vêm imaginando. Em boa parte das empresas, um sistema híbrido que crescerá ou diminuirá de intensidade dependendo da característica do negócio. E em muitas empresas nada a distância, tudo continuará presencial. De qualquer maneira, jamais podemos nos esquecer dos fundamentos do trabalho a distância. Do básico para preservar a nossa marca, que construímos no correr de anos e décadas, através do trabalho presencial. Vamos repassar o básico…
1 – Escolha do local. Por menor que seja sua casa ou apartamento sempre existe um espaço que é melhor que os demais. Esse é o lugar. Escolhido o lugar, melhore toda a iluminação e, na medida do possível, a acústica também, prevenindo interrupções e barulhos. Mais que recomendável é, assim que possível, comprar uma câmera para seu notebook ou computador com um som de qualidade – 99% dos notebooks têm uma câmera básica e meia-boca –, e também comprar um ou dois pequenos spots para melhorar a iluminação. Todo o cuidado com o fundo da imagem, com a parede atrás. Quanto mais neutra, melhor. E atenção total em relação a como você se coloca diante da câmera, como se enquadra, especialmente, e como coloca sua voz. Talvez você precise melhorar o seu tom de voz, a velocidade com que fala, e a forma como diz as palavras. Mais adiante, teremos treinamentos, cursos específicos e, como eram no passado as escolas de caligrafia, datilografia, serão as escolas de expressão/rosto/voz, escolas de “videografia”.
2 – Não é conectar o aplicativo, abrir a câmera e mandando ver, do jeito que você se encontra. Vista-se ou prepare-se para a reunião com muitos ou apenas com seus chefes com respeito e profissionalismo. Lembre-se que a quase totalidade da atenção vai estar concentrada em seu rosto. Portanto, cabelos mais que penteados, e alguma maquiagem.
3 – 5 minutos antes de começar a reunião avise seus filhos, pais, vizinhos, cachorro e papagaio que você não pode, em hipótese alguma, ser interrompido. Não importa o que aconteça. E que, em hipótese alguma – inadmissível –, pessoas passem por trás de você durante as reuniões.
4 – Todo o começo de reunião proceda como se você estivesse se reencontrando com seus companheiros de trabalho. Nos primeiros 5 minutos, sorrir, dar bom dia, perguntar sobre como andam as coisas e a vida, e contribuir para que se estabeleça um clima profissional, mas de muita cordialidade e simpatia. Lembre-se, a reunião começa de verdade lá pelo terceiro ou quarto minuto. E atrasar-se é pecado capital. Se você ainda tinha alguma desculpa do trânsito ou da condução, fim! Já ouvi meia dúzia de histórias em que pessoas acostumadas a dar a mesma desculpa dos velhos tempos iniciavam atrasados a reunião a distância atribuindo a culpa ao trânsito… Quem sabe do banheiro para a sala… Ou o banheiro estava congestionado…
5 – Reuniões a distancia são reuniões com tempo marcado. E mais de 90% das reuniões a distancia não ultrapassam 1 hora. Reuniões de duas horas ou mais são insuportáveis e improdutivas. Assim, não existe espaço para enrolação. Direto ao ponto. Opiniões claras, precisas, objetivas. Idem em relação a propostas.
6 – Assim como nas reuniões presenciais, fazer uma síntese no final de tudo o que foi decidido, repassar quem faz o que, agendar a próxima reunião, e um dos participantes encarregando-se de um pró-memória ou ata da reunião.
É isso, amigos, regras básicas sobre como preservar e, se possível, melhorar, Uma Marca Chamada Você, A Sua Marca, agora em que não contamos mais, na maioria das situações, com nosso corpo, movimentos e aparência inteira, para nos ajudar. Para desespero dos bonitões e tristeza das decotadas… Assim, BAD – Branding a Distância e sem o chamado calor humano – calor de verdade – é um desafio a ser superado, um conhecimento a ser desenvolvido. Por isso, BAD…
Por último e não em último lugar, sem contar com a ajuda de colônias ou perfumes, ou cheiros para deixarmos um rastro de nossa presença, uma despedida cordial, simpática, amiga, que sempre termina com um gostoso, amplo e verdadeiro sorriso. Completo! Com a boca, com os olhos, e todo o rosto.
É o mínimo que se espera nas situações e negócios em que o TAD – Trabalho a distância, e o BAD – Branding a distância, converterem-se numa nova e desafiadora realidade.
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing (famadia@madiamm.com.br)