Badaró Design assina avatares das seleções brasileiras em Tokyo
As seleções brasileiras de futebol masculino e feminino homenageiam o Japão nos Jogos de Tokyo por meio dos animes e mangás. O estúdio Badaró Design criou os avatares dos atletas de ambas as seleções inspirados no visual da arte japonesa.
“O estilo está presente não apenas nos traços, mas no uso de formas básicas, nas palavras escritas em Kanji e até nos efeitos de papel e tinta, que simulam as páginas de mangá. Para fazer essa mistura do Brasil com o Japão dar certo, o segredo foi manter as feições dos jogadores e jogadoras, além de usar e abusar das cores verde, amarela e azul da Seleção”, detalha Lucas Ribeiro, head de branding da Badaró.
No total foram criados 46 avatares nipo-brasileiros, sendo 22 de cada seleção, além dos dois técnicos. Cada avatar levou inicialmente uma hora para ser produzido – eles primeiro eram criados com um visual mais mangá e depois Augusto Camargo, Product Designer e Ilustrador na Badaró, ia adaptando e adicionando características particulares de cada um, sempre com os feedbacks da CBF.
“Tivemos a cautela em manter um equilíbrio entre não deixar uma estilização muito caricata de mangá e perder a singularidade e características particulares dos jogadores”, completa Camargo.
Além dos avatares e identidade visual completa, foi desenvolvido o Media Guide para divulgar as informações das seleções olímpicas para o público geral e imprensa. Quem assina é Ramon Aguiar, designer da Badaró, com Desenvolvimento Front-end dos profissionais Victor Camargo, Tech Lead, e Douglas Martinez, Front-end.
“O resultado está sendo muito bacana, é legal ver as características dos atletas nos avatares”, avalia Bruno Pacheco, assessor de imprensa da Seleção Olímpica e das Seleções de Base do Brasil. “Estamos sempre buscando uma forma de dialogar com a galera mais nova em nossas redes, e esse será mais um caminho em direção a isso”.