Bahia cria camisa que só revela escudo do time dentro do estádio

Divulgação

A Leo Burnett Tailor Made desenvolveu, em parceria com a empresa de tecnologia húngara Ejtech, a “Camisa Camuflada” para o Esporte Clube Bahia que, a partir da tecnologia Chromosonic, possibilita que a camisa seja ora do time do Bahia ora com design neutro, evitando assim ser alvo de violência. Em menos de um minuto a camisa promove a transformação que pode ser ativada por um botão ou via GPS programado.

“Quando a gente contava, as pessoas achavam que íamos fazer com computação gráfica, mas a camisa de fato muda de cor, o escudo aparece. Não é uma mera ilusão de ótica, mas uma tecnologia fantástica”, conta Lênin Franco, gerente de negócios do Bahia.

A camisa pela paz no futebol foi lançada pelo Bahia na sexta-feira, 26, com um vídeo em seus canais digitais. Em parceria com o Museu do Futebol, a camisa foi exposta no domingo, 28, no museu que promoveu ainda a transmissão do primeiro jogo do Bahia pelo Campeonato Brasileiro, a vitória contra o Corinthians, na arquibancada localizada na sala Jogo de Corpo. “Um time só é grande quando possui grandes adversários. A rivalidade faz parte do esporte, mas deve estar no lugar certo: no campo. Junto com o Bahia e todos os outros clubes, levantamos a bandeira pela paz entre as torcidas”, afirma Eric Klug, diretor executivo do Museu do Futebol.

“Para um problema dessa natureza, que transforma torcedores em vítimas fatais, uma campanha tradicional seria pouco. Por isso, criamos essa camisa tecnológica como forma de chamar atenção, mas por um outro ângulo. Queremos que ela seja a catalizadora de uma discussão mais ampla que é o absurdo que vem acontecendo no nosso futebol. A camisa se propõe a ser um ícone de uma situação limite”, explica Wilson Mateos, VP de criação da Leo Burnett Tailor Made. A camisa ficará exposta na loja oficial do Bahia.

O Brasil, vale lembrar, tem as estatísticas mais graves do mundo em termos de mortes de torcedores provenientes de brigas entre torcidas. Nem mesmo as resoluções que estabeleceram torcida única em jogos clássicos nos estados de São Paulo, Alagoas e Bahia, fizeram os números diminuírem. Pelo contrário, brigas, pancadarias, tiros e mortes continuam acontecendo nas estações de trem e metrô, no caminho da partida e até mesmo nas ruas sem ser dia de jogo. Nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2018 foram registrados 144 eventos violentos. O que mostra que a segurança do torcedor está bem longe da nossa realidade.

Veja:

FICHA TÉCNICA

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE

Título: CAMISA CAMUFLADA

Produto: Institucional

Anunciante: Esporte Clube Bahia

CCO: Marcelo Reis

VP/ECD: Wilson Mateos

Diretor Geral de Criação: Pedro Utzeri

Diretor de Criação: Pedro Utzeri, Vinicius Stanzione

Criação: Gabriel Lepesteur, Eric Fernando, Thiago Strelow

Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura

RTV: Camila Aquino, Amanda Costeski

Art Buyer: Cristiano Godoy, Daniel Gonçalves

Atendimento: Fabio Brito, Rodrigo Terra, Andrea Ferreira, Karolina Cassares, Amanda Alves

Planejamento: Tiago Lara

Coordenadora de Projetos Especiais: Andresa Costa

Aprovação no Cliente: Guilherme Bellintani, Lênin Franco, Nelson Barros

 

Produtora de tecnologia: EJTECH

Produtores de tecnologia: Esteban De La Torre, Judit Eszter Kárpáti

 

Produtora 1: Santa Transmedia

Atendimento Produtora: Luisa Miranda, Elisa Mello e Laura Rocha

Diretor de cena: Ricardo Mantovanini

Diretor de Animação: André Chaves e Pedro Alk

Diretor de Fotografia: Daniel De Santi

Diretor de Arte: André Chaves e Pedro Alk

Color: Diogo Alves

Pós-Produção: Gabriela Brandes

Coordenador de Pós-Produção: Vinicius Meyer e Sivo Greven

Coordenadora de Produção: Renata Munaretto

Finalização: Jacqueline Almeida

Montagem: Lucas Brasileiro

 

Produtora 2: ABX2 Produções

Produtora 3: Lemonade Films

Atendimento Produtora: Luana Duller Ferretti
Diretor de cena: Diego Biazzon
Diretor de Animação: Daniel Gabbay
Assistente de Direção: Gabriela Castello
Diretor de Fotografia: Marionaldo Junior
Diretor de Arte: Carolina Bernardes
Coordenador de Produção: Raphael Rodriguez
Produtor: Jorge Alvez Cavalcanti

Produtora de som: LOUD
Direção Musical: Equipe LOUD
Produção musical: Equipe LOUD
Finalização de Áudio: Equipe LOUD
Atendimento Produtora de Som: Tatiana Ornellas
Locução português: Paulo Vasilescu

Fotógrafo: Ale Catan

 

Data 1ª veiculação: 26/04/2019