Bahia vai sediar Nordeste. A Bola da Vez

A Abap promoverá um encontro com o tema “Nordeste. A Bola da Vez”, entre os dias 31 de março e 03 de abril no Grand Palladium Imbassai Resort & Spa, na Bahia. O evento tem o patrocínio da Central de Outdoor- seccional BA, Rede Bahia, Rede Globo, SBT Nordeste, TV Aratu e Revista Veja, e conta com o apoio da Gráfica Santa Bárbara, Prefeitura de Camaçari, RX30 Produtora e Uranus2. A realização é dos capítulos nordestinos da Abap com organização da Abap/BA.

Renato Tourinho, presidente da Abap/BA, explica que a ideia é construir uma agenda propositiva para as empresas de comunicação de todos os segmentos em torno das perspectivas econômicas e sociais favoráveis da região Nordeste. A expectativa de Tourinho é reunir 800 empresários representantes dos maiores anunciantes, veículos e agências de propaganda do país.

No evento, serão promovidas palestras destacando o potencial da região Nordeste e do mercado de comunicação local. Entre outros nomes, já confirmaram presença o ex-Ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega; o presidente da Danone Mariano Lozano; o presidente do Instituto de Pesquisas Nielsen do Brasil Mario Ragasol; o presidente da Microsoft Brasil Michel Levy; o vice-presidente de negócios da Natura José Vicente Marino; o diretor de Marketing da Nestlé Izael Sinem; o diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat João Ciaco, e André Torreta, especialista no consumidor da classe C, diretor da agência Ponte Estratégica.

As perspectivas positivas dos organizadores em relação ao mercado nordestino são por conta dos indicadores da região. Na última década, o PIB da região cresceu 37% contra 32% do PIB Brasil e, segundo consultorias especializadas, essa tendência deve ser ampliada nos próximos anos. No ano passado, a região bateu recordes de arrecadação de tributos e operações de crédito.

Alguns fatores interferem no desempenho positivo da região: os programas de transferência de renda do Governo Federal como Bolsa Família, que beneficiou e incluiu no mercado de consumo mais de 6 milhões de nordestinos; a maior oferta de crédito disponível para a região; grandes programas de infraestrutura com destaque para a transposição do Rio São Francisco e da rodovia trans-nordestina; recuperação e ampliação de parques industriais, além de altos investimentos em infraestrutura de telecomunicações. Também são esperados investimentos de mais de R$ 5 bilhões por parte do Governo Federal em quatro cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: Maceió, Natal, Recife e Salvador.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site www.nordesteaboladavez.com.br.