Baidu cria fundo de investimento para startups brasileiras
A Baidu anunciou a criação do Eastterly Ventures, fundo de investimentos com perfil único no Brasil para aplicar recursos financeiros, transferir tecnologia, tráfego mobile e expertise internacional para startups brasileiras. O capital inicial será de US$ 60 milhões de dólares, mas pode dobrar o volume caso a empresa identifique oportunidades que justifiquem o aumento do aporte.
O objetivo do fundo é identificar startups que já tenham superado seu estágio inicial e possuam sinergia com os ativos do Baidu, podendo beneficiar-se mais fortemente da posição da companhia no mundo, que figura entre as 10 maiores empresas globais de internet, como já aconteceu, por exemplo, com o Peixe Urbano. A empresa brasileira foi adquirida em outubro de 2014 e a soma da injeção financeira, tecnologia e tráfego permitiu que o Peixe Urbano registrasse expansão de 100% em suas vendas um ano após receber o aporte do Baidu.
Os primeiros investimentos do fundo Easterly Ventures poderão ser anunciados ainda em 2016 e a expectativa é aplicar recursos em 10 a 15 empresas nacionais em troca de participações minoritárias. “Mobilizar 60 milhões de dólares em um momento de crise no Brasil é uma forte demonstração da confiança que temos no mercado nacional e de nossa segurança em contribuir com conhecimento e melhores práticas para auxiliar a inovação e o crescimento das empresas nacionais”, afirma Yan Di, country manager do Baidu no Brasil.