Baile da Vogue completa 15 anos com novos formatos de patrocínio

O aniversário de 15 anos em algumas culturas, como no Brasil, é um período de rupturas e amadurecimento. Fazendo um paralelo com o tradicional Baile da Vogue, que em 2019 completa 15 anos, o momento de fato inspira mudanças. Segundo Daniela Falcão, CEO da Globo Condé Nast, o evento passou por transformações importantes do ponto de vista estratégico. Até 2010, a atração era vista apenas como um investimento de
marketing da revista, sem ambições ou receita. O valor arrecadado era apenas para pagar os seus custos de operação. Com o surgimento da joint venture que originou a nova editora, o baile de Carnaval ganhou outro status.

“Com a criação da Globo Condé Nast, em 2010, veio o desafio de pegar vários produtos que não eram necessariamente rentáveis, para que passassem por mudanças e assim se tornassem rentáveis. E o Baile da Vogue foi o que teve mais sucesso nesse sentido. Quando a gente acha que ele chegou no teto de receita, ele consegue se superar. É de longe o evento que tem renovação mais rápida e duradoura”.

Equipe da revista Vogue e celebridades como Sabrina Sato, Juliana Paes e Mariana Ruy Barbosa, comemoraram edição 208

Por questões de contrato, a editora não abre os valores das cotas, mas o investimento não é pequeno. A festa para 1.600 convidados, entre modelos, artistas, celebridades e influenciadores, será realizada no dia 21 de fevereiro, no hotel Unique, conhecido pelo seu alto padrão na capital paulista.

Famoso por aliar atributos como luxo, sofisticação e tradição, o baile deste ano agregará pelo menos dois novos formatos comerciais para marcas: o pré-baile que antecipa a folia e revela o tema do evento oficial, por exemplo, teve patrocínio da Johnnie Walker. A atração na Casa Fasano, em novembro, contou exclusivamente com drinks da marca, antecipando aos convidados o que encontrarão no baile.

Segundo Guilherme Martins, diretor de Reserve da Diageo no Brasil, detentora da marca, a empresa vem trabalhando há um ano o reposicionamento da categoria. “Temos iniciativas para rejuvenescer a nossa imagem. O novo status está mudando muito. Antes ele estava relacionado ao sucesso, a conquistas, ao pertencimento, mas hoje o status está relacionado ao lifestyle, a experiência e a algo exclusivo”.

A parceria com o baile tem objetivo de desmistificar a ideia que whiskey seja voltado para homens ou que é muito forte para determinadas ocasiões. Pensando nisso foram desenvolvidos cinco drinks frescos à base de whiskey, preparando o paladar para um público majoritariamente feminino no baile.

Sofisticação
Detentora da cota máster de patrocínio ao lado da Diageo, a Pantene também tem objetivos claros com o investimento. “Ser patrocinador do Baile da Vogue, evento supremo da beleza e sofisticação do Carnaval brasileiro, traz para a marca a conexão perfeita consagrando o status de prestígio e destaque da categoria”, disse a marca por meio de nota oficial. Com o tema Golden Opera, a festa vai explorar o dourado como principal destaque da cenografia, fazendo referência também aos seus patrocinadores, que trazem em sua marca elementos dourados.

O Baile da Vogue tem patrocínios de Diageo (Johnnie Walker), Pantene, Magnum, Café Orfeu, Havaianas, Grupo Pepsico com Elma Chips Sensations, BMW, Le Lis Blanc e Iorane.