Banco do Brasil anuncia compra da Nossa Caixa

Foi acertada nesta quinta-feira (20) a aquisição da Nossa Caixa, instituição financeira pertencente ao Estado de São Paulo, pelo Banco do Brasil. O valor da transação é de R$ 5,38 bilhões (R$ 70,63 por ação). O pagamento será feito em 18 parcelas mensais a partir de março de 2009.

De acordo com o Banco do Brasil, “o valor da operação foi calculado com base em avaliação econômico-financeira elaborada por consultores contratados pelo Banco do Brasil, a qual levou em consideração, entre outras metodologias, as perspectivas de rentabilidade futura e o fluxo de caixa descontado da Nossa Caixa”.

A operação está sujeita à aprovação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dos demais órgãos competentes. A compra na Nossa Caixa pelo Banco do Brasil acontece logo após a fusão do Itaú com o Unibanco, que tirou do BB o título de maior instituição financeira do Brasil.

Somente em São Paulo, o BB possui 772 agências em 358 municípios. A Nossa Caixa detém 552 agências e 1672 pontos de atendimento, distribuídos em 645 municípios. Com a aquisição, o BB somará 1.324 agências no estado. A estratégia é voltar à liderança, que ainda não foi alcançada com as compras da Nossa Caixa e do Banco do Estado do Piauí. Os próximos alvos da instituição estatal  seriam o Banco Regional de Brasília (BRB) e parte do Banco Votorantim.

 Leia também:
BB incorpora Banco do Estado do Piauí