Banco do Brasil convoca KPMG para auditar licitação que gera polêmica
Somente cinco agências entregaram propostas à comissão especial de licitação do Banco do Brasil para disputar a verba anual de R$ 500 milhões do banco, no último dia 2. NBS, WMcCann, Heads, Lew’LaraTBWA e Master, as duas últimas atuais fornecedoras de serviços de publicidade do anunciante, estão na briga pela conta da instituição financeira estatal. O orçamento anual pode ter aditivo de 25% por cada ano de contrato que, porém, não pode ultrapassar os 72 meses. O atual contrato, com a Master e a Lew’LaraTBWA, será encerrado no dia 22 de agosto, mas continuarão trabalhando até a formalização do resultado.
O contrato com a Master e a Lew’LaraTBWA foi renovado em 2017 de forma extraordinária devido ao cancelamento da concorrência por surpeita de fraude. Por esse motivo, o BB trouxe a auditoria KPMG para observar a primeira parte do processo: a entrega dos envelopes lacrados e não identificados. A Master iniciou relacionamento com o BB em 1996 e deixou a conta em 2001, mas retornou em 2006 e permanece até hoje. A Lew’LaraTBWA está há seis anos.
De acordo com o edital que monitora o processo seletivo, poderão ser escolhidas até quatro agências, o que garante à comissão presidida por Eber Ciqueira da Silva optar pelo número mais conveniente ao banco estatal. A comissão conta ainda com a participação de Danielle de Castro Jimenes e Flávio Dutra Santana, pelo BB. Enio Vergeiro (WMcCann), Frederico Jangola Cunha (NBS) e Amanda Fernandes Faria Limeira (Master) são os representantes credenciados pelas agências.
Polêmica
O processo concorrencial do BB causou polêmica por exigir patrimônio líquido de R$ 12,5 milhões para as agências. A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) ingressou com recurso administrativo junto à comissão para a revisão do valor patrimonial, mas não foi aceito. O BB segue norma da Lei 8.666, de licitações, que prevê essa exigência. As campanhas mais recentes do banco utilizam como protagonista o bem-humorado ator Paulo Gustavo para promover produtos e o seu aplicativo, com criação da Lew’Lara.
Leia mais
Fenapro considera absurda a limitação de agências na concorrência do BB
Cinco agências apresentam propostas para o Banco do Brasil