Para começar 2009, o Banco do Brasil adota uma nova linha de comunicação ancorada no tema diferenças. Exibindo o orgulho de ser brasileiro e valorizando a riqueza da diversidade, o BB lança o conceito “Faz diferença ter um banco todo seu”. A abordagem valoriza as distintas raças, culturas, religiões, sexo e estilos de vida que formam um “banco com a cara do Brasil”. A campanha de lançamento é protagonizada pelos próprios funcionários.
Criada pela Master Comunicação, a ação começou em uma grande ação de endomarketing, enxergando o potencial de cada funcionário e mostrando que são as diferenças entre eles que fazem a diferença para o cliente. Só depois de consolidado o conceito dentro do banco é que a estratégia deu o primeiro passo para o público externo.
“O envolvimento dos funcionários será fundamental na comunicação em 2009. Só um banco com mais de 100 mil colaboradores em mais de 4 mil municípios pode conhecer tão bem nosso país e todas as suas diferenças em todos os sentidos. Esta campanha resgata a essência do Banco do Brasil: trabalhar pelo cliente e pelo desenvolvimento do Brasil”, diz Claudio Freire, diretor de criação da Master.
Ao longo do ano, a instituição financeira vai mostrar como essa diversidade está presente em todos os ramos em que atua e como isso faz a diferença para os seus clientes. O filme de lançamento, com dois minutos, tem a participação de mais de 50 funcionários, que falam sobre as diferenças que compõem o banco.
Além disso, o banco terá em suas campanhas diversos ilustradores brasileiros, dos mais diferentes estilos, valorizando a cultura nacional e celebrando os 20 anos de criação do Centro Cultural Banco do Brasil.
A criação da campanha é de Saulo Ângelo, Tiago Frechiani e Claudio Freire. A produção do filme é da Fulano, com direção de cena de Ronaldo Soares.