Bancos e instituições financeiras são as marcas mais lembradas por fãs de esportes
Oito em cada dez pessoas que acompanham futebol sabem quais marcas patrocinam seu time
A Resenha Digital Clube, por meio do Opinion Box, divulgou uma pesquisa realizada com pessoas que acompanham esportes regularmente e apontou os segmentos de marcas mais relacionados com o tema, além de como essas pessoas usam as redes sociais.
Segundo a pesquisa, entre as marcas patrocinadoras, os bancos e instituições financeiras (57%) são as empresas mais lembradas, seguido por casas de apostas esportivas (55%), bebidas (50%) e bandeiras de cartão de crédito (49%). Entre o público de 18 a 29 anos, as casas de apostas esportivas aumentam para 61% como marcas mais lembradas.
A pesquisa ainda aponta que 8 em cada 10 pessoas que acompanham futebol sabem quais marcas são patrocinadoras do seu time, porém não necessariamente priorizam essas empresas na hora de comprar, já que apenas 32% dão prioridade a produtos ou serviços que são oferecidos pelos patrocinadores do clube. Além disso, 60% dos consumidores não deixam de comprar das marcas que patrocinam times rivais.
Entre quem acompanha futebol, as marcas mais associadas a naming rights são Morumbis, Neo Química Arena e Allianz Parque, de modo espontâneo.
Ainda de acordo com o estudo, as redes sociais mais utilizadas no dia a dia por fãs de esportes são o WhatsApp seguido pelo Instagram, YouTube, Facebook e Telegram, sendo que as pessoas usam, em média, 5 redes. Já os formatos de conteúdos que mais gostam de acompanhar são stories, fotos, vídeos com edição, demonstrando um interesse diversificado de conteúdo.
6 em cada 10 consumidores têm o hábito de acompanhar conteúdos de esportes diariamente por meio de influenciadores digitais e, entre essas pessoas, 77% tem o hábito de gastar até 1 hora diária para acompanhar esse tipo de conteúdo.
Já sobre os tipos de publicidades que mais impactam as pessoas que acompanham esportes regularmente, as fotos com produto, vídeos publicitários e vídeos de reviews se destacam. Entre esses, o conteúdo orgânico e descontraído com produto inserido ganha força, seguido pelo vídeo de reviews. Entre os motivos que levam uma pessoa a seguir um influenciador, os principais são perceber que o criador de conteúdo tem experiência, é simpático e consegue passar confiança. Em contrapartida, descobrir que o influenciador está envolvido em fraudes, não confiar no conteúdo, manipular seguidores e notar que o conteúdo está perdendo a qualidade são os principais motivos para deixar de seguir.