Há pouco mais de um mês para o final de 2010, a TV Bandeirantes já tem boa parte de suas novidades para o ano seguinte definidas. As principais ainda são diretamente ligadas às férias de atrações que vem rendendo bons frutos à emissora, como o CQC e A Liga, mas apostas de produção de conteúdo local também aparecem brigando por espaço fixo.
Já em janeiro, “É tudo improviso” retorna, pelo terceiro ano seguido, à segunda-feira à noite, cobrindo as férias da atração de principal sucesso da Band atualmente, capitaneada por Marcelo Tas. Na nova fase, o apresentador Márcio Ballas terá a companhia de outros cinco artistas para entreter o espectador ao encenar, sem ensaios, situações sugeridas por pessoas da plateia. Por ter longa duração, outra atração também preencherá o espaço deixado pelo CQC: a série americana “Modern Family”, gravada em forma de documentário e que mostra o dia-a-dia de uma família moderna.
Para o lugar de A Liga, a Band aposta em outra atração de sucesso da Eyeworks/Cuatro Cabezas – mesma produtora da própria A Liga, assim como de CQC, O Formigueiro e Polícia 24h, todas na grade da emissora. “Classe turista” trará personagens narrando, em tom documental e quase biográfico, aventuras e características de diferentes lugares ao redor do mundo.
Buscando garantir espaço fixo no gosto do público, programas com produção local terão testadas suas primeiras temporadas a partir de abril. No mês em questão estreia “The phone – a missão”, no qual dois telefones públicos tocarão em locais distintos da capital paulista, convidando seus atendentes a concorrer a R$ 30 mil. Para tal, bastará seguir as pistas e chegar à maleta com o dinheiro em três horas, antes de seu oponente. A novidade é baseada em formato da Fremantle Media.
Em julho vai ao ar “Anjos do sexo”, sitcom produzida pelo núcleo de dramaturgia da Band Ri, com 26 capítulos, tendo como inspiração a peça “Todo mundo tem problemas sexuais”, de Domingos de Oliveira. Ainda no meio do ano deve estrear “Julie & os fantasmas”, série infanto-juvenil coproduzida com a Mixer. “Serão 26 episódios nesta primeira temporada. Era um projeto que já tínhamos na produtora e coincidiu com algo que a Band buscava”, explica Gil Ribeiro, sócio e diretor geral da Mixer.
Apesar de ganhar razoável consistência nos últimos tempos, não é novidade haver mudanças repentinas na grade da emissora. A última foi a chegada e mudança em O Formigueiro, programa de auditório liderado por Marco Luque que estreou domingo, às 19h00, dois meses depois já aparece no início da tarde de sábado. Porém, tal característica não é negativa na visão de Hélio Vargas, diretor geral artístico e de programação da TV Bandeirantes. “A coisa boa da TV é que, se não está bom, a gente muda”, destaca.
Sobre o tipo de atrações que ganham espaço, todas elas com prazo de validade – e que só retornarão à grade em novas temporadas, caso tenham retorno de público e anunciantes –, Vagas aponta que é uma característica do atual momento do mercado. “A Band já foi de vanguarda, mas hoje é contemporânea. Temos que seguir as tendências e hoje é inevitável que a TV, cada vez mais, se confunda com a internet”, explica o diretor.
As mudanças não estão finalizadas para 2011. Entre diversos boatos e testes, como sobre o aproveitamento das contratadas Daniela Cicarelli e Adriane Galisteu – ainda sem presença garantida em qualquer atração –, dois programas parecem estar ganhando corpo para sair do papel. O primeiro já tem nome: “Infomaníacas”; devendo trazer mulheres que falam sobre tecnologia e deverá ter participação da apresentadora Patrícia Maldonado. Danilo Gentili também deve ganhar uma atração própria. O repórter do CQC já está gravando pilotos para um projeto que, num primero momento, unirá o formato de talk show com esquetes, modelo original sendo idealizado internamente.
Para montar a grade da emissora, Vieira garante não se prender a projetos inovadores ou consagrados, mas sim ao que ele considera sua “receita de bolo: “Buscamos oferecer algo que atraia a maior audiência possível, traga a maior qualidade de conteúdo possível e que seja bem aceito pelo mercado publicitário. Esse é o segredo”.
por Karan Novas