O Grupo Bandeirantes anunciou na tarde desta terça-feira (22) o início de uma parceria com o Fiap (Festival Iberoamericano de Publicidade), que este ano acontece de 12 a 15 de abril, em Buenos Aires. Os veículos do conglomerado de mídia farão a cobertura do evento, em modelo ainda não definido, além de divulgá-lo em território nacional. “Vamos repercutir o Fiap, ajudar a torná-lo cada vez mais popular. Nosso foco inicial será na divulgação das inscrições e do prêmio Jovens Criativos, que também deve ter nossa participação”, explicou Martha Cajado, diretora de marketing da TV Bandeirantes.
Com a estratégia, o grupo também pretende estreitar sua ligação com os profissionais de criação das agências. “Já temos grande contato com as agências, mas queremos nos aproximar dos criativos também. Temos investido em inovação de programação e de formatos, que poderão ser muito bem explorados por eles”, completou Martha.
“É ótimo poder contar com um parceiro dessa envergadura, que deve fortalecer muito a marca do Fiap localmente. Estamos muito confiantes para este ano, acreditando que o festival vai recuperar o volume de três anos atrás, depois de 2009, em que as inscrições foram afetadas pela crise; e de 2010, que a produção em si tinha sido prejudicada também por ela”, complementou Daniel Marcet, diretor geral do Fiap. O executivo destaca que a participação da mídia na Argentina, país sede do evento, é fundamental para sua divulgação, com inúmeros veículos dedicando grande espaço à competição.
Novidades
A edição de 2011 do Fiap terá, pela primeira vez, a Copa Iberoamericana, na qual trabalhos premiados com ouro serão julgados por seus segmentos – como Automóveis ou Bebidas Alcoólicas, por exemplo –, e não por mídia. Sete jurados farão a avaliação dos cases ao vivo, no auditório da sede, com presença do público. Entre eles, dois brasileiros: Sérgio Gordilho, da Africa, que participa do júri de Campanhas Integradas; e Rui Porto, diretor de comunicação e mídia da Alpargatas, convidado especialmente para a Copa.
Além dos dois, mais sete brasileiros integram júris: Fernando Campos (Santa Clara), em TV; Hugo Rodrigues (Publicis Brasil), em Gráfica; Fernando Rodrigues (DPZ), em Rádio; Anselmo Ramos (Ogilvy), em Internet; Gal Barradas, em Inovação em Meios; Carlos Righi, em Técnicas de Produção Audiovisual; e Lincoln Seragini (Seragini Branding Design), em Design – esta, outra novidade, estreando como categoria em 2011.
Finalizando as novas vertentes do Fiap para 2011 está uma competição voltada a novos diretores de cena – independentemente da idade. “Vamos incentivar diretores que estão começando a mostrar seu trabalho e de suas produtoras para representantes além da América Latina. Profissionais de mercados da Europa e Estados Unidos, entre outros, vão julgar os portfólios inscritos. A intenção é mostrar a qualidade do trabalho local e atrair anunciantes globais para virem gravarem por aqui”, ressaltou Marcet.
por Karan Novas