Barong quer colocar música nos metrôs do RJ e SP

 

A agência Barong Creative está em fase de captação para o projeto da AMM (Academia de Músicos de Metrô), em São Paulo. O trabalho tem como objetivo incentivar as apresentações musicais no transporte público subterrâneo brasileiro. Além de São Paulo, a AMM pode ser levada também para o Rio de Janeiro.

A ideia da AMM surgiu depois que Marcelo Beraldo, um dos sócios da agência especializada em criar projetos para marcas que buscam associação com a música, visitou 14 dos maiores metrôs do mundo, colhendo informações sobre os músicos de metrô. “Montamos o projeto com um pouco do melhor do mundo todo, além de trazer também algumas inovações”, explica Beraldo.

A remuneração dos músicos com salários está entre as novidades. No metrô de São Paulo não são permitidas doações diretas aos músicos. A solução encontrada foi remunerar os participantes com pagamentos mensais a partir do patrocínio. “O metrô de Londres tem um modelo com patrocínio também, mas os músicos são remunerados com as doações”, explicou Beraldo. Outras inovações apresentadas são a parceria com escolas de música para permitir que esse seja o primeiro emprego do jovem músico e um selo para distribuição do trabalho de quem irá trabalhar no metrô. “O projeto também vai ajudar os músicos a divulgarem seus trabalhos”, disse Beraldo.

Para colocar a Academia de Músicos de Metrô em pé, o custo é de R$ 3 milhões por ano. O projeto prevê diferentes tipos de cota de acordo com a disponibilidade do patrocinador. “Em geral, marcas que apoiam a música se encaixam como potenciais apoiadoras”, sugeriu. No metrô de São Paulo, apenas não é permitida a exibição de marcas de bebidas alcoólicas e automóveis.

As marcas também podem se beneficiar da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto prevê apresentações em dez estações, duas vezes por dia, das 12h às 14h e das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira. No total serão cerca de 430 apresentações por mês e mais de cinco mil por ano. A intenção é aproveitar o público de 4,6 milhões de usuários diários e tornar a experiência do transporte mais agradável. “Uma pesquisa do Catraca Livre mostrou que 70% das pessoas trocariam de produto por outros de marcas que apoiam a qualidade de vida”, falou Beraldo.

Na mesma linha, há três anos a Barong Creative realiza o Red Bull Sounderground – Festival Internacional de Metrô. Foram duas edições em São Paulo e, neste ano, uma no Rio de Janeiro. Na última edição, 700 mil pessoas foram impactadas nas seis estações participantes do evento. O metrô do Rio recebeu apresentações de 12 artistas, sendo nove deles internacionais.