Foram lançados no último dia 15, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), uma campanha nacional e um manifesto pela proibição das propagandas de cerveja e outras bebidas alcoólicas. Intitulado “Beba Cidadania”, o movimento é liderado pelo Conselho e pela Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP) e conta com a participação de inúmeras entidades de defesa do consumidor, igrejas, universidades, maçonaria, serviços de saúde, entidades médicas, conselhos profissionais, sindicatos, ONGs, dentre outras. O manifesto já conta com a assinatura de 180 entidades, que reivindicam a aprovação de legislação para limitar a publicidade de álcool nos meios de comunicação e em eventos esportivos, culturais e sociais, semelhante à atual  legislação que restringe as propagandas de cigarro. Nos próximos dias será deflagrada campanha para adesão de mais representantes para exigir a aprovação de lei pelo Congresso Nacional. Será disponibilizado um site na internet, além de formulários próprios, cartazes e material de divulgação. Além da restrição da propaganda, principal foco do movimento “Beba Cidadania” é defender o aumento do preço ou taxação das bebidas alcoólicas, com destinação de recursos arrecadados para prevenção e tratamento de dependentes; fiscalização e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).