Beneficiados protagonizam campanha de sustentabilidade da Coca-Cola
Entra no ar, em 5 de agosto, a campanha “Cada garrafa tem uma história”, que divulga os projetos de sustentabilidade apoiados pela Coca-Cola e é estrelada por cinco pessoas que vem participando ativamente deles: os brasileiros Tião Santos (líder do movimento de catadores de materiais recicláveis e parceiro do programa “Reciclou, ganhou”) e Marcos André França da Silva (instrutor das turmas de varejo do projeto Coletivo no Recife); a equatoriana Stephanie Romero (diretora de comunicação no Equador do programa “Um teto para meu país”, que constrói casas em comunidades); o argentino Sigfrido Moroder (presidente do Centro de Beneficiência El Alfarcito, centro de educação no noroeste da Argentina); e o mexicano Roberto Mejía (diretor do projeto Viveiros Florestais no México, dedicado à devolução de água ao meio ambiente pelo reflorestamento). A criação dos filmes é da Ogilvy Rio, com direção de Breno Silveira, da Conspiração Filmes, e a veiculação será em toda a América Latina.
“A campanha foi concebida de uma forma totalmente diferente de tudo que já fizemos. Sem roteiro pré-definido, convidamos o cineasta Breno Silveira para vivenciar nossas iniciativas. Nesse processo, ele descobriu pessoas incríveis, que fazem diferença positiva em suas comunidades. Essas pessoas se tornaram nossos personagens e ajudam a contar como os programas apoiados pela Coca-Cola podem transformar vidas positivamente”, explica Luciana Feres, diretora de Marketing de Coca-Cola.
As histórias ganharam tratamento cinematográfico e têm formato de documentários. Serão exibidos em TV, cinemas e na internet. Cada filme terá versões de três minutos, um minuto e 30 segundos. A versão online dos filmes leva a assinatura da Possible. A DPZ assina a criação dos anúncios para revistas e jornais. Além disso, as clássicas latas e garrafas dos refrigerantes Coca-Cola terão silhuetas em seus rótulos: as imagens dos personagens desenhadas por textos com suas histórias. A criação é da OZ Design. As latas de 350 ml e as garrafas de dois litros de Coca-Cola trarão as fisionomias de Tião Santos e Marcos André. Já as embalagens de dois litros de Coca-Cola Zero destacarão a história de Roberto Mejía.
Resultados Positivos
Junto com a nova campanha, a Coca-Cola Brasil anunciou na semana passada os resultados e as metas do projeto Coletivo (www.coletivococacola.com.br), que em parceria com seus fabricantes tem, há dois anos, capacitado comunidades das classes C e D para o mercado de trabalho. O programa está presente em 69 comunidades nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em dois anos já formou mais de cinco mil jovens, dos quais cerca de 30% foram empregados em grandes redes de varejo. “Nossas metas são instalar mais de 100 unidades do Coletivo até o final de 2011 e, até a Copa do Mundo de 2014, estar nas principais comunidades de todo o País”, disse Claudia Claudia Lorenzo, diretora de Negócios Sociais da Coca-Cola Brasil.
por Claudia Penteado