Benetton lança versão da revista Colors em português
A Benetton lança em português a sua tradicional revista Colors, fundada na Itália em 1991 pelo polêmico fotógrafo Oliviero Toscani e pelo designer gráfico Tibor Kalman. A publicação é trimestral e vendida em mais de 40 países, publicada em cinco edições bilíngues: inglês com italiano, francês, espanhol, coreano e chinês. O título é considerado uma verdadeira plataforma criativa, que envolve além da revista, web, CDs musicais, documentários, livros e exposições, tudo idealizado na Fabrica — centro de pesquisa sobre comunicação da Benetton, em Treviso (Itália).
Os temas de cada edição variam entre ecologia, conflitos mundiais, luta contra a Aids, e pautas mais leves como consumo, moda e brinquedos. A primeira edição em português, de número 84, tem como tema “Apocalipse. Um manual de sobrevivência” e como as pessoas ao redor do planeta lidam com o fim do mundo. A revista foi concebida como um manual de sobrevivência, com instruções e sugestões para se preparar para enfrentar o futuro.
Tomas Biagi Carvalho, editor-chefe da Amarello, que edita Colors no país, diz que inicialmente será feito um teste com 1,2 mil exemplares. Posteriormente, a tiragem sobe para três mil. O contato entre a Amarello e a Colors ocorreu via Fernando Grostein Andrade, diretor da Spray Filmes, que havia realizado um filme para a revista. Colors será distribuída nas principais bancas e livrarias do país, além de algumas lojas-conceito como Choix, Tag&Juice e Cotton Project. Para Carvalho, o formato trimestral permite que se apresente um conteúdo mais consistente do que o que as pessoas estão acostumadas “em um mundo cada vez mais superficial e volátil”.
As mídias sociais serão ferramenta essencial para divulgar a revista no Brasil. Para apoiar o lançamento, realizado no final de outubro, Patrick Waterhouse e Cosimo Bizzarri, respectivamente diretor criativo e diretor executivo da Colors, promoveram em São Paulo um workshop com a Mesa & Cadeira — projeto educativo fundado por Barbara Soalheiro, também artista residente na Fabrica —, cujo tema foi “A survival guide to São Paulo”.
A série completa de Colors já virou exposição no Design Museum de Londres, em 2007. Os primeiros 13 números, dirigidos por Tibor Kalman, foram incluídos no top das 51 melhores revistas de todos os tempos pela Good Magazine. O diário espanhol La Vanguardia a distinguiu entre as três revisas culturais de maior tendência no panorama global. Várias edições já receberam premiações do Art Directors Club. As últimas quatro revistas tiveram a direção criativa do diretor de arte inglês Patrick Waterhouse, que desde 2006 colabora com a Fabrica.