Polêmica e audiência baixam volume de merchandising do BBB12

 

 

O Big Brother Brasil 12 está comercialmente menos atrativo para os anunciantes, pelo menos em seu início. A polêmica que culminou na expulsão do participante Daniel por suposto abuso sexual, aliado à leve queda de audiência em relação a outras edições, impactou negativamente na presença das marcas durante a atração. De acordo com uma pesquisa do Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, o BBB12 apresenta 25,3% menos merchandising do que a edição anterior do reality. Em números reais, são 17 inserções a menos, contando de 10 de janeiro a 2 de fevereiro.

O formato de reality show tem o merchandising como principal fonte de receita. Em 2011, estima-se que o programa tenha faturado R$ 380 milhões. Questionados em matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, os patrocinadores não quiseram se manifestar e a Globo disse ter ocorrido justamente o contrário: uma evolução de 25% no volume de merchandising da atração, que permanece no ar por aproximadamente mais dois meses.