Big data ainda é pouco popular nos EUA
A falta de conhecimento sobre como usar e como funciona o big data permanece como a causa número 1 que impede a adoção em larga escala da técnica por parte dos profissionais do marketing, aponta um estudo conduzido pela empresa de pesquisas uSamp. O relatório aponta ainda que executivos acreditam que o verdadeiro potencial do big data só será aplicado no mercado em alguns anos.
De acordo com a pesquisa “2013 Big Data in Business Study”, a maioria dos executivos dos Estados Unidos (62%) afirma que suas companhias não usam tecnologias de big data porque precisam conhecer melhor os meios como a técnica poderia resolver os problemas de suas empresas. Além disso, mais da metade (53%) afirma que essas soluções poderiam ajudá-los a compreender e atender melhor as necessidades de seus clientes. Foi registrada também uma queixa: 40% dos entrevistados afirmam que, para investir em big data, precisam que os custos para a aplicação dessas tecnologias caiam.
Quanto ao potencial do big data, apenas 12% afirmaram que a tecnologia já chegou ao ponto máximo. A maioria, porém, acredita que ainda há muito que evoluir. Pouco mais de um terço (35%) disse que até o fim deste ano o big data atingirá seu potencial máximo, mas 44% acreditam que isso só ocorrerá em algum momento nos próximos cinco anos. Há um grupo ainda mais cético – quase 10% afirmam que serão necessários mais de 10 anos para isso.
Os entrevistados também opinaram sobre os mercados mais beneficiados com o big data no futuro e indicaram que os setores financeiro e de comércio estão no topo da lista. Metade deles afirmou que a tecnologia ajudaria as empresas de finanças, enquanto 33% disseram que o mesmo ocorreria com a indústria do marketing e da propaganda.