BigBee desenvolve ferramenta para medir ROI em meios offline
Afonso Abelhão, sócio-diretor da agência
A eficiência na mensuração de resultados de mídias digitais, embora contestada em muitos aspectos, é um dos motivos que atraem anunciantes para a área, já que enxergar o retorno sobre investimentos é teoricamente mais difícil em mídias tradicionais. Foi nesse sentido que a BigBee, agência de publicidade full service lançada em 2012, desenvolveu o DataRoi, uma plataforma tecnológica que utiliza BI para integrar informações e medir em tempo real o retorno tanto de campanhas online quanto offline.
A criação da ferramenta foi feita em parceria com a DataCubo, desenvolvedora interna de tecnologia, inaugurada pouco antes da BigBee já com esse propósito. “Nosso modelo de negócio começou em 2010, diante dessa discussão, que já é antiga e ainda vai perdurar, sobre os modelos de mensuração existentes. A criação da DataCubo tinha como objetivo realmente desenvolver uma ferramenta eficiente para só então lançar a BigBee. Foi só quando todo o sistema estava pronto que lançamos a agência, que já surgiu com um diferencial competitivo. Sem esse respaldo tecnológico da DataCubo, seríamos apenas mais uma agência no mercado”, conta Afonso Abelhão, sócio-proprietário da BigBee, que depois de sólida experiência em anunciantes e agências, como AlmapBBDO e Loducca, resolveu lançar o próprio negócio.
Atualmente, a maior parte dos clientes da BigBee é do mercado imobiliário, que utiliza o DataRoi para medir os resultados e melhorar a performance em ações futuras a partir de um banco de informações que vai sendo criado pela ferramenta. A plataforma permite, inclusive, calcular o número de vendas originadas por determinada ação. No caso de uma campanha de TV, por exemplo, caso o cliente libere o acesso aos dados, é possível mensurar a porcentagem de clientes que ligaram interessados no empreendimento anunciado e estavam dentro do target da campanha.
Tecnologia
Outro diferencial da agência é a disponibilização do DataRoi em SmartWatches que são entregues aos clientes. A ideia é que eles possam ir acompanhando a eficiência e o desenrolar de uma campanha em poucos passos a partir do dispositivo.
Quando o assunto é campanha, aliás, duas vantagens do uso de DataRoi: se ela vai mal, é a oportunidade de rever a estratégia. Se vai bem, todos ganham. Isso porque o foco da remuneração da agência não está mais na mídia, mas sim em performance. “Com essa possibilidade de medir o ROI em todas as ações, sejam elas online ou offline, nós ganhamos se performamos; ganhamos se fazemos o cliente vender. Claro que, para isso, precisamos mostrar trabalho. Se a mídia não funcionou, cancelamos e remanejamos investimentos.
Não fazemos simplesmente o planejamento de mídia e torcemos para dar certo”, explica Abelhão.
A ousadia na forma de trabalhar tem resultado em números expressivos para a BigBee, que no ano passado dobrou de tamanho e cresceu 250% em termos de faturamento.
Este ano, apesar da dificuldade enfrentada pelo setor imobiliário, também vem sendo positivo para a BigBee e seus clientes, a partir de soluções inovadoras. No primeiro semestre, a agência desenvolveu para a construtora Plano&Plano, durante o Feirão da Casa Própria da Caixa, em São Paulo, uma ação com o uso de Cardboards, óculos de realidade virtual inspirados em modelo do Google. A estratégia, inédita no mercado de construção, utilizava o objeto para levar o cliente a visitar um apartamento mobiliado, o que ajudou a aumentar as vendas no local.