Bimbo e PepsiCo debatem setor de alimentos no contexto 2020
O episódio da série “Perspectivas – uma visão setorizada da inovação”, nesta quarta-feira (23), tratou sobre a indústria de alimentos.
Cecilia Dias, senior marketing director da PepsiCo, e Alejandro Lacorte, diretor de marketing e inovação da Bimbo, conversaram com mediação de Edmar Bulla, do Grupo Croma.
O bate-papo é organizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e pelo Grupo Croma. Acompanhe alguns comentários dos participantes.
APRENDIZADO
Cecilia Dias, senior marketing director da PepsiCo: “Nesse sentido acho que o maior insight foi como a gente pode trabalhar diferente, 100% remoto e conseguir se conectar assim com o consumidor. Temos feito toda sexta-feira bate-papo com consumidor e é pelo Zoom. Esse jeito de trabalhar eu acho que ninguém imaginava que seria possível agregando valor e não perdendo conexão. Continuamos sendo criativo, reagindo rápido, tomando decisões até mais rápidas. Acho que esse ponto vou levar para o futuro, descobrir que essa flexibilidade que já existia acelerou. As pessoas querem trabalhar de onde elas querem trabalhar. Morar onde sempre quiseram e não iam por ser longe do escritório, ter trânsito etc, ter a possibilidade de fazer cursos online que às vezes não encontrava tempo, ler mais, estar mais perto da família… Acho que a tendência com a reabertura é que haja um misto. Essa mistura vai bem crescente e isso é legal.”
Alejandro Lacorte, diretor de marketing e inovação da Bimbo: “Para mim umas das grandes coisas tem sido perceber a capacidade de resposta do time dentro da Bimbo. Esse ano foi um teste para essa flexibilidade que sempre falamos. Então porque eu levo o aprendizado da capacidade que há dentro das empresas para mudar o que foi definido há muitos meses, mudar o que a gente achava ser parte da realidade, coisas definidas. O ser humano tem essa capacidade de se adaptar , de mudar, de pensar. Tivemos diversas mudanças no time de venda, nos formatos de trabalho, na comunicação com os consumidores… Até em enviar produtos para os consumidores: como fazer eles experimentarem nossos produtos e nossas nossas inovações? Isso gerou desafios muito grandes.”
MUDANÇAS NA MÍDIA
Cecilia Dias: “Muda tanto no time multifuncional: com quem você trabalha, quem são os parceiros, quando tem agência, quando é direto com os veículos. Mas uma coisa ganhou muita importância é a jornada do consumidor. Então é menos importante a distribuição entre o que é online ou offline, e cumprir uma meta em relação a isso, mas sim quais são de fato os pontos de contato chave para aquele grupo de consumidores.”
Alejandro Lacorte: “Estamos indo pelo mesmo caminho. Essa jornada tem mudar e nós temos termos gerado algumas adaptações para ficar alinhado com ela. O consumidor continua procurando produtos nas lojas tradicionais, mas cada vez mais procura pela internet. Para nós dentro da Bimbo, nossas marcas tiveram que acelerar a presença em meios digitais, em marketplaces e parcerias com sites. Tudo para acompanhar essa jornada. Tivemos não só que acelerar mas flexibilizar muito as decisões que tínhamos tomado no passado.”
NOVIDADES NO CONSUMO
Cecilia Dias: “Está rolando um novo olhar. Teve coisas que a gente teve que reagir mais rápido. Sentimos diferença nos tipos de tamanho: tanto tamanhos familiares quanto algumas coisas que são mais indulgentes e mais dentro da ocasião de recompensa com tamanhos menores e mais individuais. Pensando um pouco mais no que está por vir eu acho que vem uma agenda muito forte de cada vez mais opção, porque a retomada não está sendo igual para todo mundo. A gente se vem pensando além do sabor. A parte mais legal disso tudo é que a inovação não vem só do produto. Está em como eu atendo essa pessoa, é a experiência, temos feito investimentos muito grandes em capacitação dos nossos funcionários. É preciso ter agilidade para agarrar essa oportunidade que acelera muitas coisas que já estavam na mesa. A questão virtual tira a barreira de custo. A convenção de vendas virtual foi muito maior do que a física, por exemplo. Reinventar o jeito de trabalhar internamente para melhor atender o consumidor tem sido muito bacana.”
Alejandro Lacorte: “Temos muitas categorias dentro do nosso portfólio. E com foco nessa geração de novas experiências para um consumidor que agora ficou mais tempo e que precisa ter diversas experiências colocamos muito foco em categorias tipo Rapidez, porque são muito práticos. Tivemos também um foco grande em produtos como pães e lanches como Pullman e Plus Vita porque as pessoas dentro de casa têm essa necessidade de gerar novas receitas, aí aparece aquele chefe que todo mundo tem dentro desi, vai testando.”
Acompanhe a íntegra da live no canal do Grupo Croma no YouTube.