Binder cria dicionário colaborativo para a Ação da Cidadania

O dicionário sugere termos mais assertivos para cada expressão, mantendo o diálogo aberto de forma empática

A Binder criou uma ação colaborativa para a Ação da Cidadania, o Dicionário da Cidadania, que tem como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o uso de termos incorporados ao vocabulário cotidiano, mas que trazem consigo uma conotação pejorativa.

Por meio da plataforma online, é possível pesquisar palavras e incluir expressões que possam, de alguma forma, serem ofensivas a um determinado grupo social. O dicionário sugere também termos mais assertivos para cada expressão, mantendo o diálogo aberto de forma empática.

“Ainda hoje vemos pessoas usando palavras e termos que, no passado, eram normatizados e, hoje em dia, são ofensivos. Um exemplo é a palavra “traveco” que causou um amplo debate social em um dos maiores reality shows do Brasil. Nossa ideia, desde o início, era fazer com que as pessoas estivessem abertas a uma mudança de comportamento. São pequenas mudanças que geram grandes diferenças para toda a sociedade”, explicou Tati Rodrigues, diretora de Arte da Binder.

Entre as expressões e palavras presentes no dicionário estão “gordo, mas lindo de rosto”, “não sou tuas negas”, “pessoas especiais”, “baianada” “samba do crioulo doido”, “paraíba”, “judiação”, entre outras já arraigadas na cultura brasileira, mas que podem ser ofensivas.

“Para nós exercer a cidadania não é apenas combater à fome, nosso papel é garantir a dignidade humana e o bem-estar das pessoas. E o dicionário chega como uma ferramenta colaborativa e acessível, onde todos podem aprofundar conhecimento e proporcionar reflexões sobre respeito e diversidade", explicou Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

A iniciativa foi lançada no Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro, e está sendo divulgada nas redes sociais da Ação da Cidadania.

Ficha técnica:
Agência: Binder
Cliente: Ação da Cidadania
Diretor de Criação: Marcos Apostolo
Diretor de Arte: Tatiana Rodrigues
Diretor de arte Digital: Alex Paulo e Jéssica Bordoni
Redator: Roberta Bichara
Atendimento: Miguel Heuseler, Camila Lima e Bianca Torres
Artbuyer: Gabriella Cardoso e Deborah Ragi
Fotografia: Tick Oliveira
Atores: Hamilda Bastos, Fábio Gozzi, Camila Olivieri, Joel Tavares
Manipulação: Studio Casa Nova
Produção: Cris França
Aprovação: Daniel Carvalho de Souza e Rodrigo Afonso
Comunicação; Marketing Social da Ação da Cidadania: Luciana Alves e Diego Cotta, Dara Bandeira