Binder propõe entrega criativa sem molduras e com visão omnichannel

Fundada em 2001 por Glaucio Binder e hoje com os sócios Beto Salles, Marcos Apóstol, Lucas Daibert e Flavio Cordeiro, a Binder Comunicação é uma agência que se orgulha do seu ambiente interno. Glaucio ressalta que ela está listada pela Great Place to Work devido à política amigável de RH. “As pessoas adoram trabalhar aqui. Mesmo quando vão para outras empresas, estão sempre presentes nas confraternizações”, ressaltou a gestora de atendimento Bebel Di Celio.

Sentados, o CEO Glaucio Binder e a diretora Bebel DiCelio; em pé, da esquerda para a direita, os executivos Marcio Galvão, Lucas Daibert, Christina Sauwen e Cláudio Romano (Fotos: Divulgação)

O clima festivo da agência contempla datas especiais e motiva a integração. Por exemplo, no dia 15 de outubro, data do professor, que é feriado escolar, os filhos dos funcionários são recebidos com atividades lúdicas, descontração e cardápio de guloseimas. “É o nosso ‘Dia das Crianças’. Como as mães iam se virar nesse feriado? Com quem deixariam os seus filhos? A solução foi ambientá-los à agência”, diz Glaucio, que trabalha em uma mesa com os sócios. “Daqui observamos tudo e estamos prontos para interagir”, ele acrescentou.

Se a criançada é bem-vinda, a comunidade adulta prevalece no Carnaval. O sócio e diretor de atendimento Lucas Daibert é ligado em rodas de samba e de choro. Ele também é puxador do tradicional bloco A Rocha da Gávea. Bebel lembra que os funcionários chegam fantasiados para trabalhar e há celebração nas festas juninas e Halloween, por exemplo. “Festa faz parte da nossa essência. Temos um funcionário que sempre está com seu pandeiro na mochila”, destaca Bebel.

Diariamente, até às 9h30, há café matinal em uma estilosa varanda para a equipe. Depois, esse espaço é utilizado para reuniões e visitas de profissionais de veículos e fornecedores. Mas, no fim do expediente, pode abrigar churrascos e celebrações pontuais. A agência tem duas salas de reuniões que permitem encontros com apoio de recursos tecnológicos. Uma pequena sala é reservada para a produção de pranchas usadas em apresentações para clientes e prospecções.

Amplo salão é usado pelas equipes de atendimento, criação, planejamento estratégico e mídia para agilizar os projetos da agência

Há cinco anos na atual sede na região da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a Binder teve sua decoração projetada pela arquiteta Bel Lobo, que foi âncora do programa Casa Brasileira, no canal GNT. O ambiente é simples, mas funcional para os funcionários do escritório central. Quando a mudança foi efetivada, Bel sugeriu como código de cor o laranja para substituir o antigo bordô. Mas uma funcionária ligada em feng shui não recomendou a opção. Na sua opinião, baseada na ciência chinesa de organização de espaços, laranja não atrai dinheiro. “Então, o que dizer do Itaú?”, perguntou, perplexo, Glaucio.

No total são 138 funcionários no Rio, Belo Horizonte, Palmas, Ipatinga, Recife e Fortaleza. O que move a equipe, como frisa Daibert, é uma entrega criativa sem molduras. “A ideia é ser adaptável e sob medida para cada ocasião. Não somos orientados por caixinhas e clichês. O negócio de uma agência é proporcionar resultados”, afirmou.

Conexão à mesa dos sócios, ambiente com poltronas, livros e objetos de memorabilia

Um desses projetos sem moldura é o Sou Madu, criado para o Madureira Shopping, do grupo Ankar, um dos principais clientes da Binder, que também administra o Rio Design Leblon e o Pátio Paulista, em São Paulo. “O bairro de Madureira é muito reconhecido pelo samba por ter escolas como a Portela e o Império Serrano. Mas será que Madureira é só isso: Não! É um dos points da soul music, dos bailes de charme e do rap”, explicou Glaucio.

A entrega que a agência propõe também é omnichannel. O relacionamento com a operadora de telecomunicações Oi não é apenas por meio de mídia. A Binder coordena as ações de trade market nos PDVs da empresa. “Não somos mais intermediadores de mídia. Aliás, quando surgimos, em 2001, já tínhamos um olhar múltiplo. Nosso modelo de negócios é multidisciplinar. O que não deixamos de explorar é a criatividade. Nunca abrimos mão de dar ênfase a essa disciplina. Um dos nossos orgulhos é o de ter sempre grandes diretores de criação. Antes do Marcos Apóstolo, que é sócio, tivemos o Delano D’ávila, o Bob Gueiros e o Alexandre Mota”, esclareceu Glaucio.

Mas o que dá liga mesmo é o conhecimento. A cada dois meses são realizados os BTalks. Um deles foi sobre as inovações adotadas pelo mercado de turismo com detalhamento do aplicativo Visit Now. Duas vezes por ano o BTrends tergiversa sobre tendências. “Nossos executivos vão ao SXSW, NRF e Cannes Lions. Fazemos apresentações ilustradas que são úteis para clientes como as concessionárias da Chevrolet no Rio, Minas Gerais e Espírito Santo, que atendemos sob gestão da WMcCann.”

Bicicleta compõe a decoração da recepção e serve para estimular uso desse modal