Black Friday e a produção audiovisual
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, já diriam nossos avós muito antes da popularização da Internet. Nunca essa frase foi tão verdadeira. De acordo com a pesquisa Inside Video, realizada pela Kantar IBOPE Media, o consumo por vídeos aumentou 84% no Brasil. Somente para termos uma ideia, o estudo diz que em 2018, 33% dos cidadãos viam vídeo pela Internet no país, hoje, esse número saltou para 61%.
Com o isolamento social, consequência da pandemia do coronavírus, a tendência é que em 2022 a grande maioria dos brasileiros consumam esse tipo de conteúdo, tanto em sites como também em redes sociais.
Empresas, de todos os tipos, não precisam aguardar até o ano que vem para utilizar essa tendência.
Esse mês, no dia 26 de novembro, teremos a Black Friday. Mais do que descontos ao consumidor, a data também representa uma excelente oportunidade de negócios para empresários. Diante desse cenário, uma campanha de divulgação em vídeos é essencial para que os mesmos possuam maiores chances de venda dos seus produtos.
Conteúdos nesse formato são excelentes para que empresas de diferentes segmentos – seja vestuários, eletrônicos, maquiagens, entre muitos outros – realizem campanhas para vender os seus produtos. Graças ao aumento da tecnologia, esses vídeos podem ser produzidos com equipamentos simples, como smartphones, até câmeras sofisticadas.
A mesma lógica se repete na escolha para o seu formato. A Internet tem uma certa tendência a aceitar de braços abertos aquilo que é mais básico, então, caso o empresário não tenha recursos ou conhecimentos suficientes para realizar um vídeo com edição e outros artifícios, como animações e narrações, saiba que vídeos mais triviais também são bem-vindos.
Embora a tecnologia e recursos extras não sejam obrigatórios, a criatividade está intimamente ligada a qualidade dos seus vídeos ao sucesso da sua campanha. Certifique-se de que seus vídeos interajam com o público para que ele tenha um maior compartilhamento, e, quem sabe até transforme a sua empresa em uma autoridade no setor que atua.
Use e abuse de novos formatos no audiovisual. Não se limite apenas aos Reels ou transmissões no YouTube. Por que não realizar uma transmissão live commerce? A tendência já se estabilizou no Oriente e está crescendo cada vez mais no Ocidente. Utilize recursos criativos e bom humor. Caso acerte, o seu vídeo pode se tornar um conteúdo viral e as pessoas compartilharem cada vez mais até que ele se venda totalmente sozinho.
Com o isolamento social e uma maior assimilação do consumidor por esse tipo de conteúdo, tenha certeza que uma campanha em vídeos pode ser o grande divisor de águas para o sucesso das suas vendas nessa Black Friday.
Bruno Rodrigues, CEO e Co-Founder da Artes Filmes