“Black Friday” gera boas vendas e mídia comemora resultados
Adotado no Brasil em 2010 inicialmente pelo comércio eletrônico, o “Black Friday” – maior evento de desconto do comércio varejista norte-americano – ganhou grande relevância este ano também dentro das lojas físicas nacionais. Gerou boas vendas, mas também um bocado de problemas. O Procon de São Paulo notificou uma série de empresas por suspeita de maquiagem de descontos. As empresas notificadas foram Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.
Pedro Eugenio, criador do portal Busca Descontos, considera-se o idealizador do “Black Friday” no comércio eletrônico brasileiro ao criar e patentear o portal BlackFriday.com e afirma ter bloqueado cerca de 500 ofertas. O portal ofereceu descontos em mais de 300 lojas. Nos primeiros minutos da promoção foram registrados 75 mil acessos simultâneos ao site, o que comprometeu a navegação em alguns momentos.
Antonio Carlos de Moura, diretor executivo comercial Folha-UOL, comemorou o fato de que os dois grandes jornais de São Paulo tiveram edições “fantásticas” no “Black Friday”. “O grande incentivador da data deste o ano passado foi o Grupo Pão de Açúcar – mais especificamente o Extra. Este cliente iniciou essa onda no ano passado e este ano investiu mais ainda para criar a data no calendário do varejo em geral. Vale lembrar a importância do meio jornal para criar mais esse clima nas vendas”, disse Moura.
De fato, o Extra, primeira rede a trazer o “Black Friday” para loja física no Brasil, em 2011, reforçou a ação este ano, cuja promoção durou 26 horas – inclusive durante a madrugada – e houve aumento de vendas seis vezes maior em toda loja, durante a madrugada, se comparada a uma sexta-feira comum. Já o Pão de Açúcar participou pela primeira vez da ação. Comparado a uma sexta-feira comum, a rede alavancou as vendas em 40%.
Americanas.com, Submarino e Shoptime participaram do “Black Friday” com ações de comunicação assinadas pela DM9Rio, em parceria com as equipes internas de criação de cada marca.
Para a Americanas.com, foi criado o “Red Friday”, anunciado em uma grande campanha em jornais como O Globo e Destak. Já o Submarino estampou no Metro uma sobrecapa, tendo como destaque o personagem “Sub”. Vinhetas na TV Shoptime e ações no site e na fan page divulgaram o “Black Friday” do canal, que contou com programação especial, completando 24 horas no ar.
A construtora Rossi participou pela primeira vez com descontos de até R$ 143 mil, em todo o Brasil, até as 23h59. Já a Chevrolet entrou oficialmente para a versão brasileira da promoção com uma mega promoção deflagrada na sexta-feira anunciada com a campanha “Celebre o seu Chevrolet”, criada pela Salles Chemistri, que fica no ar até fevereiro.