Black Friday movimenta mídia em busca de fatia do faturamento de R$ 9,3 bi

Agências como a WMcCann iniciaram planejamento em junho; Google e Meta ativam seus inventários, e Rede Globo apresenta ‘Vem que tem’

O mundo gira e a economia roda. E o final de cada ano traz motivação extra para os consumidores brasileiros irem às compras: alguma poupança, a primeira parcela do 13º salário, oferta de crédito, dívidas renegociadas pela Serasa, descontos, novidades e atualizações tecnológicas, além de fatores como impulso, indulgências e necessidade, o negócio é comprar.

A Black Friday se transformou numa grande oportunidade. Um mês antes do Natal, data que contempla a outra fatia do bônus salarial, movimentando o comércio phygital não só no dia 29 de novembro, mas nas semanas que antecedem a data. Black November, Méqui Friday, Green Friday e Pag Friday são algumas das apropriações que os anunciantes fazem para aproveitar o benchmark da data, criada nos Estados Unidos no dia no qual é celebrado o Thanksgiving (28 de novembro).

Os estudos já começam no início do segundo semestre. A Wake/Opinion Box ouviu 1.076 consumidores brasileiros entre 24 e 30 de julho e 66% afirmaram que vão comprar nesta Black Friday. De posse de dados como esses, as marcas acionam suas agências e exploram os canais de mídia com comunicação sob medida para atrair a atenção de quem está com a faca e o queijo nas mãos.

Creators
E não tem Black Friday sem influencers. A especializada Wake Creatores desenvolveu estudo que destaca as preferências e tendências dos influenciadores para esse período de promoções: 24,3% dos entrevistados tendem a valorizar anúncios que destacam grandes descontos e promoções. 12,6% preferem as campanhas com vídeos demonstrativos de produtos; 12,5% gostam mais de conteúdos divertidos e criativos que colocam o preço em segundo plano. As empresas mais lembradas durante a Black Friday são Magalu, Amazon e Americanas; os canais mais utilizados para ver avaliações de produtos são: os sites de compra, que lideram a pesquisa (65%), seguidos pelo Instagram (58%) e pelo ReclameAqui (55%).

“As empresas devem investir em avaliações autênticas e acessíveis, utilizando múltiplos formatos e canais para alcançar diferentes perfis de consumidores”, explica a executiva Julia Affonseca, diretora de negócios e operações da Wake Creators.

Segundo o Panorama do Consumo Black Friday 2024, do Grupo Globo, o faturamento pode chegar a R$ 9,3 bilhões. Valéria Soska, diretora de comercialização da Globo, destaca que foi construído um projeto comercial modular e multiplataforma para garantir a presença das marcas na agenda dos shoppers. O mercado também disponibiliza a plataforma de mídia programática Gama. Na grade da Globo, na quinta-feira (28), o humorista Paulo Vieira apresenta o programa ‘Vem que tem na Globo’. Os patrocinadores são: Whirlpool (Brastemp), Mercado Pago, Mercado Livre e Dell.

“Para a Globo, é mais uma chance de colocar nosso conteúdo multiplataforma à disposição dos anunciantes, em um momento estratégico, para fomentar conversas e engajamento com os brasileiros, independentemente da fase do funil em que se encontram. Nosso plano de alto impacto, desenhado para atingir os objetivos de cada anunciante, conta com recursos em inteligência artificial para otimizar as entregas. Os anunciantes farão parte da dinâmica do especial que, neste ano, terá um formato inédito e apresentação de Eliana, em sua estreia na TV Globo, e Paulo Vieira”, afirma.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 25 de novembro de 2024