Black Friday movimenta mídias impressas

A esperada Black Friday acontece nesta sexta-feira (27) e tem gerado anúncios em diversos tipos de mídia. E não são apenas os sites que têm ganhado divulgações das mega promoções. As mídias impressas também estão aproveitando essa que pode ser uma oportunidade do varejo se recuperar de um ano fraco de vendas e datas comemorativas de baixo faturamento, como o Dia dos Pais (agosto) e Dia das Crianças (outubro).

Em uma reportagem publicada pelo propmark recentemente, a Black Friday também tem adiantado parte dos investimentos direcionados ao Natal. A data surgiu nos Estados Unidos, mas começou a ser organizada no Brasil em 2010, como forma de impulsionar o comercio eletrônico. Com o sucesso, não foi só o e-commerce que entrou na onda, mas as lojas físicas também preparam grandes promoções para a sexta-feira negra.

Nas edições da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo desta quinta-feira (26), ambos trazem anúncios de capa promocional do Extra e do Pão de Açúcar, respectivamente. Os anúncios convidam os consumidores para aproveitarem as ofertas em suas lojas físicas. No portal UOL, vários anúncios estampam a home do site, com anunciantes eletrônicos como Submarino, Evino, Shop2Gether, Empório da Cerveja, entre outros.

Reprodução/UOL

Capa do UOL com um anúncio do Submarino

E por falar em mídia offline, de acordo com a empresa Controle da Concorrência, a Black Friday gerou mais de 1.100 inserções comerciais na TV aberta, rendendo investimento publicitário de R$ 49,5 milhões. Sobre o comportamento dos consumidores para a edição 2015 da data, o SPC Brasil afirma com uma pesquisa que 34% dos entrevistados pretendem comprar mais produtos do que no ano passado e o valor médio das compras será de R$ 1.007.