O digital se tornou definitivamente uma mídia obrigatória nos planos de comunicação da VCT Brasil, filial da vinícola chilena Concha y Toro. Primeiro foi com os vinhos da linha Trio, onde jovens blogueiros consumidores de vinhos ajudaram a divulgar a marca nas redes sociais, associando-a também aos jovens; depois foi com os rótulos Marques da Casa Concha, que desde julho disponibiliza em seu site o aplicativo Wine Expert, um quiz que está premiando consumidores com iPad e caixas do vinho; agora, em setembro, a bola da vez é o carro-chefe da vinícola Concha y Toro – o Casillero del Diablo, com o lançamento do Guia do Diablo, disponível online.

Até 30 de setembro, os publicitários e blogueiros Daniel Perches (www.vinhosdecorte.com.br) e Alexandre Frias (www.diariodebaco.com.br) vão percorrer diversos estabelecimentos paulistanos a fim de propor experiências enogastronômicas com os rótulos da marca. O resultado desse tour pode ser acompanhado diariamente por meio do site do Guia.

Segundo Manuela Marques, gerente de produto Casillero del Diablo, a ideia é aproximar o vinho do usuário de internet, mostrando que a bebida pode ir além da combinação com massas e carnes. “Eles foram ao Mercadão (o Mercado Municipal de São Paulo) e harmonizaram o Casillero com os dois ícones do local – o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Também já fizeram degustação com hamburguer. Queremos mostrar que o vinho pode estar mais presente no dia a dia do brasileiro”, afirmou.

A última refeição até o fechamento desta edição havia sido um autêntico prato inglês, que costuma ser acompanhado com as tradicionais cervejas britânicas. A torta recheada de carne cozida na cerveja preta e alho poró foi servida diante de taças do vinho da uva Cabernet Sauvignon. Porém, sushis e feijoada são outras iguarias as quais os brasileiros não estão habituados a acompanhar com vinho, e que estão na pauta dos dois blogueiros.

A executiva diz que há três meses a VCT criou o Facebook e o Twitter do Casillero del Diablo no Brasil e, desde então, há um esforço para aumentar o número de seguidores com ações como essa. “Em outubro iremos ver a repercussão desse trabalho e fazer um novo planejamento para a web”, ressaltou, lembrando que, além das redes sociais, a ação está sendo divulgada em alguns sites e portais, como o Google. “Nós não fazemos venda direta para os consumidores. Por isso nós usamos os meios digitais não só para divulgar nossa marca, como também para passar ao consumidor os nossos conceitos”. Manuela explica que a Concha y Toro trabalha a marca Casillero del Diablo globalmente e, para ter instalado um escritório no Brasil (estão há três anos estabelecidos em São Paulo), é sinal de que o mercado é de extrema importância para a vinícola.

Fundada em 1883, a Concha y Toro é a principal vinícola chilena e uma das maiores produtoras mundiais de vinho, exportando para 135 países. Desde 1996 também possuem uma vinícola na Argentina, a Trivento Bodegas y Viñedos. O Brasil está entre os cinco maiores mercados consumidores do Casillero del Diablo no mundo.

por Daniel Milani Dotoli