Os designers Eduardo Salles e Felipe Fragoso e o administrador Augusto Trigueirinho Filho uniram-se para montar a Bluebox, agência de branding e design. O primeiro trabalho da empresa é a revitalização da marca e das lojas da rede Frango Assado.
De acordo com Salles, a Bluebox vai trabalhar a comunicação das marcas de forma mais abrangente. “Olhar a marca como um todo desde a logomarca até o relacionamento com o público”, comentou. A agência inaugurou com cinco clientes na carteira e já projeta um faturamento de R$ 1 milhão para este primeiro ano. Os clientes são, além do Frango Assado, Brunella, Grupo RA, Casa Suíça e Bose, líder mundial na fabricação de caixas acústicas.. “A expectativa é um pouco ousada para o nosso porte, mas o objetivo é conseguir mais um ou dois clientes de porte. É ousada, mas não é fora da realidade. Estamos com boas expectativas para o ano”, disse Salles.
Segundo Fragoso, os sócios querem imprimir uma marca registrada nos trabalhos da agência, onde a criatividade está associada a soluções estratégicas e de mídia eficientes em prol da valorização da marca.
O Frango Assado é um exemplo de atuação em todas as áreas. “A marca estava no mercado há 57 anos com poucas mudanças. Agora desenvolvemos nova marca, slogan, ambientação das lojas, cardápio, peças promocionais e painéis de estrada”, afirmou Salles.
A rede começou com uma barraca de frutas chamada São Cristóvão, em 1952, na Via Anhanguera (SP). Em setembro de 2008, tinha 12 restaurantes espalhados pelas rodovias de São Paulo e foi adquirida pela holding do segmento de alimentação International Meal Company (IMC). Desde então, iniciou-se o processo de revitalização da marca por meio de pesquisas com os consumidores.
A estratégia de branding começou pela criação do novo slogan, o rejuvenescimento do Frangolino, personagem da rede, passando pela concepção, comunicação visual interna da loja até o design da frota de caminhões e a criação dos painéis de estrada.
“O trabalho foi fundamentado em pesquisas de avaliação do mercado sem esquecer os valores que construíram a marca ao longo de tantos anos”, comentou Salles. “Hoje, o consumidor busca mais do que qualidade, ele quer leveza e organização. O papel da nova comunicação visual em conjunto com o projeto arquitetônico é proporcionar uma experiência agradável para quem para na estrada”, complementou Fragoso.
Com o novo slogan “Essa é a parada”, o objetivo é conquistar o público mais jovem. As lojas serão reformadas, para ganhar mais vida e transmitir atitude de proatividade, e o Frangolino ficou mais jovem e sarado. “Optamos em modernizar os traços do personagem atual sem descaracterizá-lo totalmente”, contou Salles. Já a logomarca recebeu tipologia que permite fácil leitura a longa distância.
Fabiana Ribeiro, gerente de marketing do Grupo IMC, destacou que o novo slogan transmite o conceito da rede. “‘Essa é a parada’ transmite que é de fato uma parada completa e segura”, disse a executiva. Outra inovação é quanto à clareza na divulgação das promoções. “Hoje vemos muita confusão visual e dificuldade na escolha de produtos, fomos buscar no exterior um novo sistema que facilita a visualização da escolha com clara identificação de preço, produto e promoções”, contou.
Ana Paula Jung