BMW tem filme similar ao de Honda

Na semana passada, o comercial do conversível BMW Z4 chamou atenção do mercado por apresentar conceito parecido ao do filme criado pela Fischer América para o Honda New Fit e veiculado no início de novembro.

Em campanha idealizada pelo artista sulafricano Robin Rhode para comemorar os 32 anos do BMW Art Car Collection, o comercial do BMW Z4 foi postado no YouTube em dezembro. O filme – dirigido por Jake Scott, filho do cineasta Ridley Scott – mostra o veículo realizando desenhos em uma tela. A produção assemelha-se ao comercial do Honda New Fit.
Ambos modelos de automóveis derrapam e jogam tinta colorida para todos os lados. Ao final das manobras, revela-se uma obra de arte gigante.

“Nosso comercial foi veiculado antes do da BMW Z4, em novembro. O conceito é realmente parecido, mas não acredito que tenham plagiado a nossa ideia. Os criativos estão com as “antenas ligadas” e, por isso, é comum que esse tipo de coisa aconteça”, afirmou Pedro Cappeletti, vp de criação da Fischer América.

Ele disse ainda que o fato o deixou extremamente lisonjeado, já que, segundo Cappeletti, indica que a agência está no centro das tendências. “Não fiquei chateado com a questão. Muito pelo contrário. Encaro como um elogio”, acrescentou.

Conforme o criativo da Fischer, a agência não pensa em buscar medida judicial para o fato. “Meu único receio é que isso tivesse uma repercussão negativa. Por ser uma produção internacional, poderia dar a impressão de que tínhamos copiado o conceito do filme. Mas não foi o que aconteceu”, enfatizou.

A reportagem do propmark procurou o Grupo BMW e a BMW Brasil, mas até o fechamento desta edição as empresas não se manifestaram.

por Juliana Welling